O grupo Americantiga faz neste domingo, dia 19, um concerto dedicado à música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. A apresentação acontece na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Curitiba, dentro da programação do projeto Curitiba – Cidade Barroca.
Será interpretado um excerto da Missa do Mestre Bernardino, de Bernardino de Sena mestre de Capela de Paranaguá entre 1777 e 1803, obra mais antiga de que se tem registro de um autor em atividade no Paraná.
O compositor foi agregado de André da Silva Gomes em São Paulo durante o tempo do IV Morgado de Mateus, D. Luís António de Sousa Botelho Mourão, como governador da Capitania de São Paulo, entre 1765 e 1774.
Botelho Mourão foi o responsável pela criação da Casa de Ópera de São Paulo em 1767, e o concerto celebra os 300 anos do seu nascimento.
Trata-se da estreia moderna da obra de Bernardino de Sena, que será comandada pelo maestro Ricardo Bernardes. Também participam a soprano Marcia Kayser e o contratenor Victor Bento.
Com a apresentação, que tem apoio da Fundação da Casa de Mateus de Portugal, será lançado projeto de criação de uma orquestra barroca com instrumentos de época em Curitiba.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
![O maestro Ricardo Bernardes [Reprodução]](/sites/default/files/inline-images/ricardo_bernardes.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.