Um recital do pianista vietnamita-canadense Dang Thai Son na Sala São Paulo abre nesta terça-feira, dia 18, o Festival Chopin, fruto de uma parceria entre o Instituto Chopin de Varsóvia, a Casa da Polônia e a Sociedade Chopin do Brasil. O evento homenageia Nelson Freire, morto em novembro do ano passado.
Son tem sua trajetória bastante associada ao compositor polonês, tendo vencido a décima edição do Concurso Chopin de Varsóvia. A relação com o compositor, ele conta em entrevista, começou ainda na infância, quando ouvia a mãe interpretar peças de Chopin em meio à Guerra do Vietnã. “Eu tinha onze anos e ficou marcada em mim a imagem de minha mãe tocando de noite, em meio ao silêncio, peças curtas de Chopin”, diz.
Ao longo dos anos, além da vitória no concurso, Son foi premiado por suas gravações do autor. Em 2014, por exemplo, recebeu o Platinum Award, conferido pelo Instituto Chopin de Varsóvia, pela gravação dos concertos do compositor com a Orquestra do Século XVIII e o maestro Frans Brüggen.
Em São Paulo, ele abre o programa com a Sonata nº 11 – Alla turca, de Mozart. “Era uma obra que o Nelson gostava de tocar e eu me lembro de ouvi-la no YouTube com ele pouco antes do início da pandemia”, ele explica. Na sequência, ele toca valsas, mazurcas e polonaises de Chopin.
O Festival Chopin segue com recitais do canadense J J Li Bui (dia 26, no Teatro B32) e dos poloneses Jakub Kuszlik (dia 23, Theatro São Pedro de São Paulo) e Ewa Poblocka (dia 30, Theatro Municipal de São Paulo).
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Raridade: um disco gravado por Nelson Freire aos 5 anos, com composições próprias
Notícias Theatro São Pedro apresenta óperas do primeiro Atelier de Composição Lírica
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.