Raridade: um disco gravado por Nelson Freire aos 5 anos, com composições próprias

por Redação CONCERTO 15/10/2022

O Instituto Moreira Salles divulgou na sexta-feira, dia 14, uma raridade: um disco gravado pelo pianista Nelson Freire quando tinha apenas 5 anos. O repertório é formado por composições do próprio artista. Elas foram digitalizadas e podem ser ouvidas pela internet aqui

Segundo a instituição, o disco foi guardado por Freire por sete décadas. Estava dentro da capa de outro disco, uma sinfonia gravada pela Orquestra Nacional da França. Um post-it revelava o conteúdo com os dizeres “Nelson Freire. Composições aos 5 anos. Gravação de 1950”. O material foi cedido ao IMS pela família do artista.

“Nelson costumava compor, criando músicas livremente inspiradas num repertório adulto, provavelmente apreendido de ouvido a partir dos estudos de sua irmã Nelma, de gravações em disco ou de transmissões radiofônicas”, diz o material que acompanha as gravações, preparado pelo IMS.

Nascido em Boa Esperança, em Minas Gerais, Freire mudou-se aos cinco anos com a família para o Rio de Janeiro. Ao chegar na cidade, “as peças foram registradas em estúdio em um disco de acetato girando à velocidade de 78 rotações por minuto, como se fazia na época”.

As quatro composições são: Brinquedo de criança, Noturno nº 1, Saudade de Boa Esperança (valsa) e Dentinho de ouro (bolero). “Elas possivelmente terão maior relevância do ponto de vista afetivo do que propriamente musical. Mas, sem dúvida, registram o estado de encantamento de um menino que viria a se tornar um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos”, acreditam os pesquisadores do Instituto Moreira Salles.

Leia também
Especial
Nelson Freire (1944-2021)
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro faz dobradinha com óperas brasileiras
Notícias Orquestra Jovem do Estado interpreta 'Nona sinfonia' de Mahler na Sala São Paulo
Crítica Razão e sensibilidade, por Nelson Rubens Kunze

O pianista Nelson Freire ainda criança [Acervo de família]
O pianista Nelson Freire ainda criança [Acervo de família]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.