Dellarte comemora 40 anos com concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 27/04/2023

A Dellarte, entidade promotora de concertos internacionais sediada no Rio de Janeiro, completa 40 anos de atividades. Criada pela pianista e professora Myrian Dauelsberg, a Dellarte trouxe ao Brasil destacados nomes da cena clássica internacional – como Rostropovich, Jessye Norman, Gustavo Dudamel, Yo-Yo Ma, Martha Argerich, Radu Lupu, Joshua Bell ou Itzhak Perlman –, dinamizando a vida musical e referenciando a produção local. Hoje, a direção executiva da empresa é de seu filho, Steffen Dauelsberg.

Para comemorar a data, a Dellarte promove hoje, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um concerto com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, dirigida pelo maestro e violinista Daniel Guedes, tendo como solistas o violinista Guido Sant’Anna e o violoncelista Miguel Brava. O repertório tem a abertura de Os mestres cantores de Nürenberg, de Wagner, o Concerto para violoncelo, de Dvorák, e o Concerto para violino, de Tchaikovsky.

Em artigo de Luciana Medeiros publicado este mês na Revista CONCERTO, Myrian Dauelsberg conta: “Foram poucos os [artistas] que não consegui trazer. Mas destaco dois: Vladimir Horowitz, num esforço que culminou em Nova York, envolvendo até embaixadores e a diretora do jornal The Washington Post; e Maurizio Pollini, que se recusou a vir enquanto havia ditadura no país. Depois, mandei os jornais da era da redemocratização, e ele disse que estava velho. Foram meus waterloos”. E finaliza assim: “A democratização da música, antes restrita a teatros e palcos, através das redes, foi fabulosa”, atesta Myrian. “Mas a emoção do presencial é insubstituível. O desafio agora é conciliar essa democratização, garantir a qualidade e não perder o lado humano, o calor, a exclusividade dos momentos ao vivo.”

Já seu filho Steffen Dauelsberg afirma que uma grande mudança nos rumos da empresa ocorreu em dezembro de 1991: “Lembro que senti a chave girar quando trouxemos Luciano Pavarotti para o Pacaembu. Ali deixávamos de ser apenas promotores ou produtores para tratar de produtos e soluções na cultura.”

Clique aqui para ler a matéria sobre os 40 anos da Dellarte publicada na Revista CONCERTO.

Steffen e Myrian Dauelsberg, diretores da Dellarte (divulgação, Renato Mangolin)
Steffen e Myrian Dauelsberg, diretores da Dellarte (divulgação, Renato Mangolin)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.