O documentário Neojiba – Música que transforma, de George Walker Torres e Sérgio Machado, chegou no dia 1º de junho ao catálogo da Netflix.
O longa, estreado em 2020, narra a história do projeto de formação musical baiano, inspirado no El Sistema da Venezuela.
O filme acompanha, em ensaios e em situações da vida privada, integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia, mostrando as mudanças provocadas pela experiência da prática musical.
O documentário conta com depoimentos de artistas como a pianista Martha Argerich, a violinista Midori e o percussionista Colin Currie, além do criador e diretor do Neojiba, o pianista e maestro Ricardo Castro, e diversos músicos que participaram ou ainda participam do projeto.
A produção do documentário teve início em 2014, quando Ricardo Castro, convidou a produtora Janela do Mundo para participar da turnê europeia da Orquestra Juvenil da Bahia.
Sergio Machado também é diretor de Tudo que aprendemos juntos, filme estrelado por Lázaro Ramos e inspirado na história do Instituto Baccarelli.
Leia também
Especial Martha Argerich: oito vídeos para celebrar os 80 anos da pianista
Notícias Ópera na pandemia é destaque da edição de junho da Revista CONCERTO
Notícias Cursos CLÁSSICOS On-line lançam programação de junho
Colunistas Caminho do sonho, por Jorge Coli
Colunistas Cantar brasileiro para celebrar 85 anos do Coral Paulistano, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.