Resultados foram apresentados em evento comemorativo dos 30 anos do programa e indicam avanços em matemática, criatividade e competências socioemocionais
Os resultados iniciais do estudo conduzido pelo Observatório Fundação Itaú sobre os impactos educacionais do Projeto Guri foram apresentados durante evento realizado na última quarta-feira (10/12), no Theatro São Pedro, em São Paulo, como parte da celebração dos 30 anos do programa de educação musical. A pesquisa investiga a contribuição da arte e da cultura para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e a Santa Marcelina Cultura, com apoio técnico da Oppen Social.
A apresentação dos dados contou com a presença da secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marilia Marton; do secretário municipal de Educação, Fernando Padula; de Irmã Rosane Ghedin e de Paulo Zuben, representando a Santa Marcelina Cultura; além do presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, e da equipe do Observatório Fundação Itaú.
De acordo com os resultados divulgados, alunos da rede municipal que participam do Projeto Guri apresentaram melhora média de 13% no desempenho em matemática. A pesquisa também identificou avanços relevantes em outras dimensões: aumento de 12% nos indicadores de criatividade; crescimento de 16% nas habilidades científicas entre meninas; melhora de 16% no controle emocional entre meninos; e uma percepção geral de melhora em matemática de 16%, que chega a 28% entre crianças de 10 anos.
Conforme Eduardo Saron, “o estudo, baseado em metodologia inédita no campo, começa a produzir evidências precisas sobre algo que a prática sempre indicou”. Os dados apontam para o papel da educação musical e das práticas artísticas como fatores que ampliam repertórios culturais, fortalecem competências cognitivas e socioemocionais e contribuem para a formação integral, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e para o direcionamento de investimentos em cultura e educação.
Criado em 1995, o Projeto Guri é reconhecido como um dos maiores programas socioculturais do país e referência internacional em educação musical. A divulgação desses resultados, ao associar a prática do Guri a evidências produzidas com rigor metodológico, reforça a articulação entre arte, cultura e educação.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.