Um dos mais destacados violinistas da atualidade, Baldini seguirá como spalla na Osesp
O spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, assume a regência da Orquestra Sinfônica do Conservatório do Tatuí a partir de 2022. O anúncio foi feito pela OS Sustenidos, gestora do Conservatório. O violista Renato Bandel, gerente artístico musical da escola, afirmou: “O Conservatório de Tatuí passa por um momento de melhorias e inovações em seus cursos e grupos artísticos e o maestro Emmanuele Baldini assume a missão de manter a excelência musical da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do ensino oferecido aos alunos e bolsistas. Baldini já acompanhava o trabalho desenvolvido pela instituição há alguns anos e demostrou muita sinergia com a escola, além de profunda admiração pela tradição e o legado”.
“O convite para ser maestro da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí veio em um momento pessoal muito significativo”, disse o maestro Baldini. “Em dezembro completo 50 anos de idade e, ao longo da minha trajetória profissional, pude acumular uma bagagem musical relevante. Agora, terei a oportunidade de compartilhá-la com os alunos e bolsistas do Conservatório de Tatuí, para que juntos possamos conquistar um espaço especial no panorama das orquestras jovens da capital.”
Emmanuele Baldini é italiano e formou-se violinista na Europa, aperfeiçoando-se em Genebra com Corrado Romano e em Salisburgo e Berlim com Ruggiero Ricci. Em 2005 tornou-se spalla da Osesp e desde então está radicado no Brasil. O músico desenvolve intensa e consagrada carreira de violinista, como camerista e solista das principais orquestras do país. Há alguns anos iniciou a atividade da regência, dirigindo orquestras na Argentina, no Uruguai, no Chile e no Brasil. O artista foi diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile, e é o atual diretor artístico da Orquestra de Câmara - SphaeraMundi, de Porto Alegre.
Leia também
Prêmio CONCERTO 2021 Participe da votação do público!
Notícias Com título de maestro emérito, Jamil Maluf deixa Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Notícias Ocam lança vídeo-manifesto sobre problemas ambientais no país
Camila Fresca Artes Vertentes: dez anos de história e diálogo
Jorge Coli Meditação, uma estreia formidável em um quarteto elevado
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.