Emmanuele Baldini é o novo regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

por Redação CONCERTO 05/12/2021

Um dos mais destacados violinistas da atualidade, Baldini seguirá como spalla na Osesp

O spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, assume a regência da Orquestra Sinfônica do Conservatório do Tatuí a partir de 2022. O anúncio foi feito pela OS Sustenidos, gestora do Conservatório. O violista Renato Bandel, gerente artístico musical da escola, afirmou: “O Conservatório de Tatuí passa por um momento de melhorias e inovações em seus cursos e grupos artísticos e o maestro Emmanuele Baldini assume a missão de manter a excelência musical da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e do ensino oferecido aos alunos e bolsistas. Baldini já acompanhava o trabalho desenvolvido pela instituição há alguns anos e demostrou muita sinergia com a escola, além de profunda admiração pela tradição e o legado”.

“O convite para ser maestro da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí veio em um momento pessoal muito significativo”, disse o maestro Baldini. “Em dezembro completo 50 anos de idade e, ao longo da minha trajetória profissional, pude acumular uma bagagem musical relevante. Agora, terei a oportunidade de compartilhá-la com os alunos e bolsistas do Conservatório de Tatuí, para que juntos possamos conquistar um espaço especial no panorama das orquestras jovens da capital.” 

Emmanuele Baldini é italiano e formou-se violinista na Europa, aperfeiçoando-se em Genebra com Corrado Romano e em Salisburgo e Berlim com Ruggiero Ricci. Em 2005 tornou-se spalla da Osesp e desde então está radicado no Brasil. O músico desenvolve intensa e consagrada carreira de violinista, como camerista e solista das principais orquestras do país. Há alguns anos iniciou a atividade da regência, dirigindo orquestras na Argentina, no Uruguai, no Chile e no Brasil. O artista foi diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile, e é o atual diretor artístico da Orquestra de Câmara - SphaeraMundi, de Porto Alegre.
 

Leia também
Prêmio CONCERTO 2021
Participe da votação do público!
Notícias Com título de maestro emérito, Jamil Maluf deixa Orquestra Sinfônica de Piracicaba 
Notícias Ocam lança vídeo-manifesto sobre problemas ambientais no país
Camila Fresca Artes Vertentes: dez anos de história e diálogo
Jorge Coli Meditação, uma estreia formidável em um quarteto elevado

 

Emmanuelle Baldini, novo regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (divulgação)
Emmanuele Baldini, novo regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.