Escola Municipal de Música celebra 50 anos com maratona de concertos

por Redação CONCERTO 13/12/2019

O jornal O Estado de S. Paulo trazia em suas páginas na edição do dia 2 de março de 1969 uma notícia importante para a vida musical brasileira.

“Escola musical modifica o ensino”, diz a manchete.

“Uma escola que possibilitará uma total reestruturação do ensino musical e que ensinará tanto piano quanto datilografia, tal a elasticidade do currículo”, explica o texto. “Assim deverá ser a Escola Municipal de Música, criada há pouco tempo, e entrará em funcionamento em meados do próximo mês”, avisa.

De fato, entrou, ocupando um espaço provisório do Teatro Leopoldo Fróes, inaugurado no início dos anos 1950 e batizado em homenagem ao ator carioca.

E, em julho de 1969, o Estadão voltaria a se referir ao projeto. Com uma entrevista com o compositor e professor Olivier Toni, idealizador da escola, o texto já dizia que, “com apenas três meses de trabalho, a escola já consegue um resultado extraordinário”. 

Naquelas férias, os alunos resolveram não entrar em recesso e realizam um seminário, com músicos e grupos convidados. Mas não só. “Já realizamos duas palestras sobre História da Arte e fizemos uma visita ao Museu da Arqueologia da USP, acompanhados do professor Bezerra de Meneses”, dizia Toni, já naquela época reafirmando uma de suas crenças: a de que a formação do músico deve ser também humanista.

De lá para cá, passaram-se 50 anos. E a Escola Municipal de Música comemora neste final de semana suas cinco décadas com uma série de apresentações na Praça das Artes, sua atual sede, e no Teatro Municipal, preparadas especialmente para marcar a data.

Hoje, no vão livre da Praça das Artes, a Maratona EMM 50 começa às 12 horas, com a Orquestra de Câmara da EMM (com Jorge Salim); às 13 horas, toca a Banda Sinfônica da EMM, com Dario Sotelo; às 14 horas, o Coro Adulto, com Maíra Ferreira; às 15 horas, a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, sob o comando de Daniel Cornejo; às 16 horas, o Coro Infantojuvenil, regido por Regina Kinjo; às 17 horas, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, com a maestrina Érika Hindrikson, atual diretora da escola, que, às 18 horas, comanda uma apresentação que vai reunir todos os grupos. 

Amanhã, sábado, todos os gupos voltam a se apresentar a partir das 12 horas, mas desta vez no palco do Theatro Municipal de São Paulo. E com outra diferença: a apresentação conjunta das orquestras, encerrando a festa, será regida pelo maestro Roberto Minczuk, regente titular do Municipal e ex-alunos da Escola Municipal de Música.

Leia mais
Notícias Theatro São Pedro estreia ópera ‘O peru de Natal’, de Leonardo Martinelli
Notícias Theatro Municipal de São Paulo apresenta ‘Missa solene’ de Beethoven

Vão livre da Praça das Artes, onde acontece a maratona de concertos da Escola Municipal de Música [Divulgação]
Vão livre da Praça das Artes, onde acontece a maratona de concertos da Escola Municipal de Música [Divulgação]

 

Curtir