Música sinfônica, de câmara, coral, óperas: a temporada 2022 reserva uma grande quantidade de novas obras, boa parte delas encomendadas por conjuntos e teatros brasileiros. São peças que permitem o contato com compositores de diferentes gerações e oferecem novos olhares a respeito da música clássica.
Na reportagem de capa da edição de março da Revista CONCERTO, Estreia!, o editor-executivo João Luiz Sampaio conversou com promotores, compositores e encenadores sobre a importância das obras, além de indicar algumas das principais estreias previstas.
O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo escreve, na seção Palco, sobre as duas obras de Pergolesi que abrem a temporada lírica do Theatro São Pedro, em São Paulo: La serva padrona e Livietta e Tracollo. Perpetuo também conversou com o diretor musical da produção, o maestro e violinista Luis Otávio Santos.
O ciclo de canções Noites de verão, de Hector Berlioz, é o tema da seção Repertório. Nela, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca fala sobre a importância da obra, que será apresentada este mês pela Filarmônica de Minas Gerais e a mezzo soprano Luisa Francesconi, no contexto da produção do compositor francês.
Da França, o cravista e maestro Bruno Procópio conversou com a jornalista Luciana Medeiros sobre seu novo projeto: a Orquestra Jovem Rameau, fruto de parceria entre o El Sistema (Venezuela) e as edições Rameau (Opera omnina Rameau).
Em março, o Theatro Municipal de São Paulo vai apresentar programa dedicado a peças de Camargo Guarnieri inspiradas na obra de Mário de Andrade. E, na seção Acontece, João Luiz Sampaio escreve sobre a amizade e a relação musical entre os dois artistas.
Um dos mais aguardados lançamentos dos últimos anos, o primeiro volume da integral das sinfonias de Claudio Santoro pela Filarmônica de Goiás chega em março às lojas. Irineu Franco Perpetuo ouviu o disco e comenta o registro – já à espera dos próximos volumes, que integram a série Música do Brasil, do selo Naxos.
Nova regente associada da filarmônica goiana, a maestra Mariana Menezes é o destaque da seção Fermata, na qual conta a João Luiz Sampaio sobre os planos para sua carreira e sobre novo projeto da orquestra de Goiás, Raízes, que busca aproximar o grupo da comunidade, em busca de novos públicos.
Leia também na nova edição os textos de nossos colunistas. Júlio Medaglia volta a tratar da música para cinema; Jorge Coli escreve sobre a relação entre libretistas e compositores; e João Marcos Coelho aborda o trabalho do Quarteto Kronos.
Na revista, você encontra ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos Lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.
Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
Leia também
Notícias Artistas do meio clássico se pronunciam contra guerra na Ucrânia e ameaçam boicote
Notícias Orquestras de Guarulhos lançam temporada 2022
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de março
Notícias Fiari organiza palestras sobre a relação entre arte e política
Camila Fresca Passado, presente, futuro: o piano de Karin Fernandes
João Luiz Sampaio Duas vozes
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.