Estreias de obras são destaques da edição de março da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 28/02/2022

Música sinfônica, de câmara, coral, óperas: a temporada 2022 reserva uma grande quantidade de novas obras, boa parte delas encomendadas por conjuntos e teatros brasileiros. São peças que permitem o contato com compositores de diferentes gerações e oferecem novos olhares a respeito da música clássica.

Na reportagem de capa da edição de março da Revista CONCERTO, Estreia!, o editor-executivo João Luiz Sampaio conversou com promotores, compositores e encenadores sobre a importância das obras, além de indicar algumas das principais estreias previstas.

O jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo escreve, na seção Palco, sobre as duas obras de Pergolesi que abrem a temporada lírica do Theatro São Pedro, em São Paulo: La serva padrona e Livietta e Tracollo. Perpetuo também conversou com o diretor musical da produção, o maestro e violinista Luis Otávio Santos.

O ciclo de canções Noites de verão, de Hector Berlioz, é o tema da seção Repertório. Nela, a jornalista e pesquisadora Camila Fresca fala sobre a importância da obra, que será apresentada este mês pela Filarmônica de Minas Gerais e a mezzo soprano Luisa Francesconi, no contexto da produção do compositor francês.

Da França, o cravista e maestro Bruno Procópio conversou com a jornalista Luciana Medeiros sobre seu novo projeto: a Orquestra Jovem Rameau, fruto de parceria entre o El Sistema (Venezuela) e as edições Rameau (Opera omnina Rameau).

Em março, o Theatro Municipal de São Paulo vai apresentar programa dedicado a peças de Camargo Guarnieri inspiradas na obra de Mário de Andrade. E, na seção Acontece, João Luiz Sampaio escreve sobre a amizade e a relação musical entre os dois artistas.

Um dos mais aguardados lançamentos dos últimos anos, o primeiro volume da integral das sinfonias de Claudio Santoro pela Filarmônica de Goiás chega em março às lojas. Irineu Franco Perpetuo ouviu o disco e comenta o registro – já à espera dos próximos volumes, que integram a série Música do Brasil, do selo Naxos.

Nova regente associada da filarmônica goiana, a maestra Mariana Menezes é o destaque da seção Fermata, na qual conta a João Luiz Sampaio sobre os planos para sua carreira e sobre novo projeto da orquestra de Goiás, Raízes, que busca aproximar o grupo da comunidade, em busca de novos públicos.

Leia também na nova edição os textos de nossos colunistas. Júlio Medaglia volta a tratar da música para cinema; Jorge Coli escreve sobre a relação entre libretistas e compositores; e João Marcos Coelho aborda o trabalho do Quarteto Kronos.

Na revista, você encontra ainda o Roteiro Musical, com a lista de concertos com presença do público e de apresentações transmitidas ao vivo pela internet, além das principais notícias do mundo musical e dos Lançamentos de CDs do mês, disponíveis na Loja CLÁSSICOS.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Leia também
Notícias Artistas do meio clássico se pronunciam contra guerra na Ucrânia e ameaçam boicote
Notícias Orquestras de Guarulhos lançam temporada 2022​​​​​​​
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de março
Notícias Fiari organiza palestras sobre a relação entre arte e política
Camila Fresca Passado, presente, futuro: o piano de Karin Fernandes
João Luiz Sampaio Duas vozes
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas

Edição de março de 2022 da Revista CONCERTO

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.