O Festival Artes Vertentes é um dos concorrentes no Innovation Award 2022 da Classical:NEXT, rede global de intercâmbio em torno da música clássica que tem como objetivo fortalecer e difundir a atividade musical à luz da contemporaneidade.
O prêmio de inovação, entregue anualmente, oferece visibilidade a ações originais que sugerem caminhos colaborativos e artísticos para o mercado clássico. No ano passado, o Instituto Baccarelli foi um dos vencedores.
O Festival Artes Vertentes concorre com outros 19 projetos culturais de todo o mundo, escolhidos por um júri formado por 15 jornalistas de 13 países, cada um deles responsável por uma indicação. O mesmo júri escolhe, agora, a lista de finalistas, da qual sairão os vencedores da premiação.
Premiado em 2021 com o Prêmio CONCERTO, o Artes Vertentes completou no ano passado dez anos de atividades, pautadas pelo diálogo entre artistas de diferentes campos de atuação. A direção artística é do pianista Gustavo Carvalho e a direção geral, de Maria Vragova.
Em entrevista no final de 2020 à Revista CONCERTO, Carvalho explicou a proposta do festival: a música em diálogo com outras artes – e a arte, com o mundo contemporâneo.
Esse diálogo se articula a partir de eixos temáticos atentos a questões atuais. Ao longo das edições, foram discutidos assuntos como a loucura ou Crime e castigo, que a partir do livro de Dostoievski propôs discussão em torno das noções de ética e moral e como a arte lida com elas. Em 2020 e 2021, o tema escolhido foi a água, que permitiu ao festival abordar questões como saneamento básico (cuja deficiência tornou-se ainda mais evidente durante a pandemia) e a relação que mantemos com o meio-ambiente.
O festival também realiza atividades e oficinas com crianças de Tiradentes. “Se a gente quer gerar alguma transformação pela cultura, uma ação pontual não leva a lugar nenhum, só fica bem com o patrocinador. Tiradentes tem 6 mil habitantes e passou por um processo de gentrificação, como as grandes metrópoles do país. Vemos essas atividades como forma de deixar um legado para a cidade”, afirmou Carvalho.
Leia também
Notícias Cursos CLÁSSICOS On-line anunciam programação de abril
Notícias Governo de São Paulo inaugura ligação entre Sala São Paulo e Estação da Luz
Notícias Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Amazonas e Pará assinam convênio para criação do Corredor Lírico Norte
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Agora em fevereiro, passei 6…
Agora em fevereiro, passei 6 dias em Tiradentes, para acompanhar a parte final do Festival. Não foi a primeira vez e eu e minha esposa saímos de lá, convencidos de faremos de tudo para repetir a dose, no 11º Festival.