Festival Ilumina realiza edição em Salvador, em parceria com o Neojiba

por Redação CONCERTO 27/12/2021

O Festival Ilumina, idealizado pela violista norte-americana Jennifer Stumm, será realizado também em Salvador, na Bahia, em parceria com o Neojiba. A programação está em sua sétima edição e tem oferecido a jovens instrumentistas a possibilidade de imersão sobre o fazer musical ao lado de grandes músicos.

“Decidimos realizar este festival para agradecer todo o apoio que recebemos durante a pandemia, com aquilo que sabemos fazer de melhor, que é formação inclusiva e de excelência aliada a eventos musicais de grande qualidade. Enquanto cortes de salários ocorreram em outros estados da federação, o governo da Bahia manteve seu compromisso conosco, permitindo a continuidade de nossas atividades por meio de plataformas digitais e semipresenciais. E como esse recurso é público, nosso presente vai para o público de Salvador, que terá a oportunidade de assistir gratuitamente grandes artistas reunidos em torno de uma grande causa”, explica Ricardo Castro, criador e diretor do Neojiba.

“É uma honra para o Ilumina estar ao lado do Neojiba e do seu visionário fundador, Ricardo Castro, para criar um projeto, o Ilumina Bahia, unindo os jovens músicos do Neojiba e do Brasil a alguns dos mais proeminentes solistas internacionais em atividade hoje. Depois de seis edições, esta será a primeira vez que o Festival Ilumina acontecerá no Nordeste do Brasil, um lugar com uma incrível e profunda cultura musical e muitos jovens talentosos e brilhantes. Estou muito animada para ver o que essa inspiradora troca artística e social irá criar”, explica Jennifer Stumm. 

Entre os dias 28 de dezembro e 7 de janeiro, serão realizadas oficinas e concertos, com a participação de trinta jovens músicos de todo o país e de dezesseis artistas convidados. Entre eles, estão a violinista holandesa Liza Ferschtman, o violoncelista alemão Julian e o contrabaixista brasileiro Pedro Gadelha. 

As apresentações acontecem em palcos como a Igreja de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho; o Parque do Queimado, sede do Neojiba, vai receber uma maratona musical de três horas de duração no dia 6 de janeiro (nela, serão apresentadas obras de câmara escolhidas pelos alunos); o encerramento acontece no dia 7, no Teatro Castro Alves, Bach, Brahms e afro-sambas como o Canto de Iemanjá, de Baden Powell.

Depois de passar por Salvador, o Ilumina segue para uma fazenda de café no interior de São Paulo, levando música às comunidades rurais. O evento será encerrado no dia 16 de janeiro, na capital paulista, com o tradicional concerto na Sala São Paulo.

Leia também
Notícias
Rio de Janeiro terá Festival Internacional de Piano com homenagem a Nelson Freire
Notícias Festival Ópera na Tela vai transmitir óperas pela internet
Notícias Festivais de verão ocupam palcos Brasil afora com aulas e apresentações
Notícias Música clássica e ópera em 2022: conheça as temporadas já anunciadas
João Marcos Coelho Três aventuras musicais brasileiras de 2021 que não dá para esquecer

Festival Ilumina

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.