A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais lança em agosto a segunda fase de suas ações digitais, com ênfase na atividade pedagógica da orquestra e a volta de músicos para o palco, em séries sem público voltadas aos assinantes e ao público em geral.
A série de concertos transmitidos ao vivo do palco da Sala Minas Gerais começa hoje, dia, 6, e será destinada apenas aos assinantes da orquestra. Ao todo, serão, em agosto, quatro apresentações, que continuarão a ser realizadas em setembro. Também em setembro, começa a série Filarmônica em Câmara-Digital, esta aberta a todos os interessados. Os concertos não contarão, a princípio, com a presença de público na sala.
Além dos concertos, a filarmônica segue realizando uma série de atividades voltadas ao mundo digital. No Universo Sinfônico, músicos da orquestra apresentam em vídeo, os instrumentos que eles tocam, sua história, aspectos técnicos e sua participação e papel no conjunto da orquestra.
No Papo de Orquestra, são realizadas conversas ao vivo entre integrantes da filarmônica e de outras orquestras, tratando de atividades de uma sinfônica no seu dia a dia, desde a programação artística de uma temporada até questões logísticas e de produção. Também está prevista nova temporada de podcasts sobre o mundo orquestral.
Os músicos da orquestra também estão produzindo vídeos com o objetivo de oferecer informação a jovens músicos em sua preparação individual para audições, envolvendo questões técnicas, como a preparação de excertos específicos, ou psicológicas, como técnicas de relaxamento, foco e desempenho (projeto Audições à vista). E, além disso, músicos estão dando aulas on-line a 296 alunos de 14 instituições em aulas individuais, coletivas e masterclasses.
“Dentre as ações mais bem-sucedidas que vimos fazendo em meio digital, neste forçado hiato de nossas atividades presenciais, destaca-se a Academia Virtual, idealizada para transmitir a experiência e ensinamentos de nossos músicos a jovens instrumentistas de Minas Gerais e de algumas outras partes do Brasil. Essa demanda, tornada tão evidente pela maneira como jovens músicos têm recebido a proposta, nos possibilitará estender nossa atuação na área educacional, a fim de maximizar a capacitação que os membros da Filarmônica oferecem a grupos de jovens músicos tão necessitados de uma instrução de qualidade”, explica o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico da orquestra.
A filarmônica divulgou balanço dos primeiros meses de atividades digitais. De 16 de março a 15 de julho, o conteúdo foi acessado 1.862.627 de vezes. Ao todo, foram 325 publicações em diferentes plataformas, catorze concertos digitais e 34 documentários. Quarenta mil pessoas em 16 países foram alcançadas pelo YouTube da orquestra.
Leia mais
Notícias John Neschling abre nova série dos Encontros CLÁSSICOS
Notícias Festival da Dellarte apresenta oitenta atrações na internet
Colunistas Adeus a Benito Juarez, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.