A Orquestra Jovem do Estado abre no domingo, dia 20, sua temporada 2022, com um concerto no qual serão apresentadas obras inspiradas na Amazônia. A regência será da maestra brasileira radicada na Europa Simone Menezes.
A apresentação tem como destaque a obra Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos. Ela foi escrita em 1958, como trilha sonora para o filme Green Mansions, do diretor Mel Ferrer e estrelado por Audrey Hepburn e Anthony Perkins. Mais tarde, o compositor estabeleceu uma versão sinfônica para apresentação em salas de concerto, independentemente do filme.
Um dos responsáveis pela edição da partitura para a Academia Brasileira de Música, o maestro Roberto Duarte acredita que a obra revela Villa-Lobos em sua essência. “Ele foi ele mesmo: despojado, criador, romântico, escrevendo o que lhe vinha à alma, para retratar o Brasil, o seu amado Brasil, através da região mais conhecida e cobiçada em todo o mundo – a Amazônia. Dominando completamente a difícil arte da orquestração, Villa-Lobos utiliza uma grande orquestra, como era seu estilo, mas com grande clareza, elegância e inteligência, empregando seus intricados recursos técnicos de forma magistral”, diz.
A obra inclui duas canções, que estão entre as mais célebres do compositor: a Canção do amor e a Melodia sentimental, que serão interpretadas pela soprano Camila Titinger.
O programa tem também as Bachianas brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, e Águas da Amazônia, de Phillip Glass. A apresentação marcada para o dia 19, quando a música seria acompanhada da projeção de fotografias de Sebastião Salgado, foi adiada; uma nova data será anunciada.
Ao longo de sua temporada 2022, a Orquestra Jovem do Estado vai celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, partindo do pressuposto de que “comemorar os 100 anos da Semana é reafirmar os ideais dos artistas daquele período de rompimento com a tradição e, ao mesmo tempo, de celebração da invenção de um novo olhar, uma nova escuta, uma nova compreensão do mundo sensível que o século XX trazia”, nas palavras de Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.
Entre os destaques da temporada, além do programa Floresta do Amazonas, estão concertos em que serão apresentadas obras como as Três peças para orquestra, de Alban Berg, a Peça de concerto para tímpanos e orquestra, de Mauricio Kagel, a Sinfonia nº 5 de Shostakovich, In Response to the Unheard Music Hidden in the Shrubbery, de Tatiana Catanzaro, a Sinfonia nº 9 de Mahler, e a cantata Alexandre Nevsky de Prokofiev.
O concerto deste domingo contará com transmissão pela internet.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Clique aqui para conhecer a temporada completa da Orquestra Jovem do Estado
Leia também
Revista CONCERTO Uma conversa com Simone Menezes
Notícias Música na Semana de 22: identidade, Brasil, contradições
Colunistas O que de fato aconteceu na Semana de Arte Moderna?, por João Marcos Coelho
Revista CONCERTO Centenário da Semana de Arte Moderna será celebrado por orquestras de todo o país
Acervo CONCERTO A vida de Heitor Villa-Lobos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.