As Orquestras de Guarulhos abrem neste final de semana sua temporada 2021. As apresentações serão transmitidas por meio dos canais virtuais dos grupos.
Hoje, dia 20, logo mais às 20h, a GRU Sinfônica relembra os 50 anos de morte de Igor Stravinsky com Scherzo a la russe e a Sinfonia em três movimentos. O programa se completa com o Concerto para clarinete, de Copland, com Ovanir Buosi.
A regência é de Emiliano Patarra. O maestro também comanda a apresentação seguinte, no dia 27, agora com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. A convidada do programa é a soprano Manuela Freua, que vai cantar um programa no qual o jazz se une à linguagem sinfônica.
A programação das Orquestras de Guarulhos – a GRU Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos – terá quatro séries: Grandes mestres [com as obras-primas do grande repertório da música de concerto]; No mundo da ópera [com as óperas O turco, de Rossini (Emiliano Patarra/André Heller-Lopes), Rusalka, de Dvorák (Patarra/Pablo Maritano) e a remontagem de O cônsul, de Menotti (Patarra/Maritano)]; Fronteiras [abordando o jazz orquestral, o circo em concerto e o balé, com a apresentação completa de La Sylphide]; e Novos talentos e descobertas [que engloba os concursos GRU Piano e GRU Cordas e que fará a estreia de quatro obras especialmente encomendadas aos compositores André Mehmari, Antonio Ribeiro, Leonardo Martinelli e Matheus Bitondi, tendo como mote o aniversário de 460 anos da cidade de Guarulhos].
“Preparamos uma temporada que prevê, para o primeiro semestre, uma situação de segurança sanitária semelhante à atual, isso é, sem público presente, apenas com a transmissão ao vivo on-line. Mas tão logo os órgãos competentes permitirem, vamos abrir o teatro. Independentemente disso, as transmissões seguirão durante todo o ano”, explicou o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico e regente titular, na época do lançamento da programação.
Para o segundo semestre, há a expectativa de que seja possível receber o público e fazer repertórios com formações maiores. “Mas não vamos pressionar”, afirmou o maestro. “Se for necessário, readequaremos a programação e aquilo que ficar de fora será programado novamente para a temporada de 2022.”
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
Leia mais
Notícias Concurso Maria Callas anuncia semifinalistas
Notícias Curso quer fortalecer prática do advocacy no ambiente cultural
![Concerto da GRU Sinfônica no Teatro Adamastor [Nícollas Ornelas/Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/Orquestra-GRU-Sinf%C3%B4nica-04_foto-N%C3%ADcollas-Ornelas-scaled.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.