José Soares vence 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio

por Redação CONCERTO 03/10/2021

Natural de São Paulo, jovem maestro de 23 anos é regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

O maestro brasileiro José Soares venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio, cuja rodada final foi realizada hoje, no Japão. O segundo lugar ficou com o francês Samy Rachid e o britânico Bertie Baigent ficou em terceiro. O japonês Satoshi Yoneda ficou com uma menção honrosa. Soares, além do primeiro prêmio, venceu ainda o Prêmio do Público.

O 19ª edição do concurso recebeu 331 inscrições de 49 países. Por meio dos currículos e vídeos, 14 participantes de oito países foram selecionados para a etapa final, realizada agora no Japão. Após a primeira fase preliminar, em fins de setembro, na Tokyo Opera City Concert Hall com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, quatro maestros foram classificados para a final.

Na prova final, realizada hoje no mesmo local mas com a The New Japan Philharmonic, José Soares saiu vencedor, regendo a abertura La gazza ladra, de Rossini, e Petrushka, de Stravinsky.

O júri foi presidido pelo japonês Tadaaki Otaka, maestro titular da Orquestra Sinfônica NHK, diretor musical da Orquestra Sinfônica de Osaka e maestro laureado da BBC National Orchestra of Wales, e contou com maestros do Reino Unido, Finlândia, Áustria, Alemanha e Holanda.

José Soares iniciou-se na música com sua mãe, a maestrina Yara Campos. Estudou regência orquestral com o maestro Cláudio Cruz e participou como bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão nas edições de 2016 e 2017, quando venceu o Prêmio de Regência. Ali foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich. Soares também teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin, em um programa de regência do Festival de Música de Parnü, na Estônia. O jovem maestro, que cursa o bacharelado em composição na Universidade de São Paulo, também participou do Laboratório de Regência da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais dirigida por Fabio Mechetti.

No ano passado, José Soares foi um dos finalistas do Prêmio CONCERTO Jovens talentos. Clique aqui para ler matéria sobre José Soares escrita por João Luiz Sampaio no Site CONCERTO.

Leia também
Notícias Soprano brasileira Maria Carla Pino Cury é finalista da Paris Opera Competition
Notícias Violinista e maestro Luis Otavio Santos é destaque da edição de outubro da Revista CONCERTO
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de outubro
Crítica ‘O turco na Itália’, de Rossini, foi maravilhoso, por Jorge Coli
Crítica De um drama sombrio, sinais otimistas para o futuro, por Irineu Franco Perpetuo
Colunistas Estudo investiga desafios das mulheres no mundo musical, por Camila Fresca

José Soares em ação no Concurso Internacional de Regência de Tóquio [reprodução, Concurso Internacional de Regência de Tóquio]
José Soares em ação no Concurso Internacional de Regência de Tóquio [reprodução, Concurso Internacional de Regência de Tóquio]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.