Retrospectiva 2024: Livia Sabag, diretora cênica, diretora artística do Festival de Música Erudita do Espírito Santo
“Em um país em que a Cultura sofre o drama da descontinuidade, chegar à sua 12ª edição com a expansão e o amadurecimento de seus projetos e parcerias é, para o Festival de Música Erudita do Espírito Santo, um acontecimento que traz enorme alegria e esperança. Em 2024, o Festival, realizado pela Coes – Companhia de Ópera do Espírito Santo –, deu mais um passo em seu projeto artístico ao consolidar o Núcleo de Criação de Ópera, que promove a criação de novas óperas brasileiras a partir de processos de trabalho colaborativos envolvendo artistas da casa e artistas convidados, em um contexto de muitas trocas, pesquisas, diálogo e experimentações.
Nesta 12ª edição, o Festival realizou a sua terceira criação com o compositor Marcus Siqueira, Clitemnestra, uma ópera em dois atos livremente inspirada na Oresteia de Ésquilo, com libreto escrito por mim e por João Luiz Sampaio, e colaboração do maestro Gabriel Rhein-Schirato na concepção e elaboração da obra como um todo. O núcleo, uma iniciativa idealizada em 2021, nasceu da ideia de se criar um espaço permanente onde artistas de diferentes áreas pudessem, através de encontros regulares, realizar um processo no qual texto, música e encenação fossem construídos em diálogo. E, assim, contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da dramaturgia musical de ópera no Brasil.
Outra conquista importante de 2024 foi a ampliação das bolsas para os participantes do VOE (Vitória Ópera Estúdio), um programa intensivo de formação e aperfeiçoamento para estudantes e profissionais da área de ópera. Em sua 5ª edição, o projeto contou com a participação de profissionais que são referências na área, como o maestro Gabriel Rhein-Schirato, o pianista e preparador vocal Fabio Bezuti e o encenador italiano Marco Gandini, responsável pela direção cênica de La scalla di seta, de Gioachino Rossini, apresentada no Palácio Sônia Cabral.
Enfatizo aqui a enorme importância das parceiras no crescimento do festival, dentre as quais destaco a Shell, nossa patrocinadora master desde 2023; a Oses (Orquestra Sinfônica do Espírito Santo), correalizadora das duas últimas edições; e a atuação do maestro Gabriel Rhein-Schirato, que além de consultor artístico do festival é também coordenador, ao meu lado, em diversos projetos. Destaco, ainda, a parceria com o jornalista João Luiz Sampaio, que voltou a colaborar com o festival nesta 12ª edição com uma belíssima curadoria na série de concertos de câmara.
Encerramos o ano felizes e cheios de planos e expectativas para a próxima edição. Um excelente 2025 para todos!” [Depoimento de dezembro de 2024]
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