Mariss Jansons morre aos 76 anos

por Redação CONCERTO 02/12/2019

O maestro Mariss Jansons morreu no sábado (30 de novembro), aos 76 anos, em sua casa em São Petersburgo. Segundo relatos da família, Jansons morreu de insuficiência cardíaca. O maestro tinha um histórico de problemas cardíacos – em 1997, sofreu um enfarte e desabou no pódio durante uma apresentação. 

Mariss Jansons nasceu em Riga, Letônia, em 1943, filho do maestro Arvid Jansons. A família mudou-se para São Petersburgo, então Leningrado, na União Soviética, onde cresceu e se formou em violino, viola, piano e regência. Foi discípulo e assistente de Yevgeny Mravinsky na Filarmônica de Leningrado. Jansons também trabalhou em Viena com Hans Swarowsky e em Salzburg com Herbert von Karajan. Depois foi diretor das orquestras de Oslo e de Pittsburgh.

De 2004 a 2016, Jansons foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, apontada em 2009 pela revista inglesa Gramophone com a melhor do mundo. Jansons esteve no Brasil com a Concertgebouw em 2013. Também era, desde 2003, diretor e regente da Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, com a qual se apresentou no Brasil em 2014.

As maiores orquestras e instituições do mundo lamentaram a morte de uma das maiores personalidades da música clássica de nosso tempo.
 

Maestro Mariss Jansons (divulgação / Bayerischer Rundfunk)
Maestro Mariss Jansons (divulgação / Bayerischer Rundfunk)

 

Curtir