Agenda tem a estreia das óperas Os pescadores de pérolas, no Theatro Municipal do Rio, e As fadas e Dia de paz, no Theatro Municipal de São Paulo; celebração dos 80 anos da Academia Brasileira de Música; recitais do Festival de Inverno de Campos do Jordão; e a presença da Filarmônica de Goiás na Sala São Paulo.
Segunda-feira, dia 14
O Quarteto Ulysses, grupo convidado do Festival de Inverno de Campos do Jordão, faz recital na Estação Motiva Cultural, na Estação Julio Prestes, com obras de Jessie Montgomery, Beethoven e Mendelssohn. O grupo volta ao mesmo palco na quinta, para recital com alunos do festival, quando será tocado o Octeto de Mendelssohn.
Acontece hoje a pré-estreia da ópera Os pescadores de pérolas, de Bizet, no Theatro Municipal do Rio, com direção de Luiz Fernando Malheiro e Julianna Santos. As demais récitas estão marcadas para os dias 16, 18, 20, 22, 24 e 26.
Quarta-feira, dia 16
A Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem apresenta o programa Afetividade na Sala Cecília Meireles, sob regência de Vilane Trindade. O programa tem obras de Mozart (Sinfonia nº 21), Denise Garcia (Três passos) e Gluck (danças de Orfeu e Eurídice).
O Vitória Ópera Estúdio apresenta, na quarta e na quinta, o espetáculo La molinara, de Giovanni Paisiello. Gabriel Rhein-Schirato rege a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e a direção cênica é de Marco Gandini.
Quinta-feira, dia 17
O maestro Vasily Petrenko volta a reger a Osesp nesta semana, nos dias 17, 18 e 19, com a Sinfonia nº 14 de Shostakovich, que terá como solistas a soprano Julia Korpacheva e o baixo Gleb Peryazev. O programa tem ainda o Concerto nº 1 de Tchaikovsky com o pianista Simon Trpceski.
Na Casa da Ospa, a Sinfônica de Porto Alegre recebe a maestra Zoe Zeniodi e a soprano Lina Mendes para um programa com obras de Augusta Holmès (Ludus pro pátria), Louis Farrenc (Sinfonia nº 2) e Berlioz (o ciclo de canções Noites de verão).
Também em Porto Alegre, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta o Concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda e o Concerto para piano nº 12 de Mozart. Com regência de Evandro Matté e solos de Olinda Allesandrini.
No Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica da UFRJ dá continuidade às celebrações dos 80 anos da Academia Brasileira de Música com apresentação na Sala Cecília Meireles regida pelo maestro Roberto Duarte. No programa, obras de Villani-Côrtes, Jocy de Oliveira, Eunice Katunda, Villa-Lobos, João Guilherme Ripper e Paulo Costa Lima.
Em Manaus, a Amazonas Filarmônica e o Ballet Álvaro Gonçalves se unem para fazer a estreia de uma produção do balé Giselle, de Adolph Adam. A regência é do maestro Marcelo de Jesus e a coreografia e os figurinos, de Tabbatha Mello.
Sábado, dia 19
O Theatro Municipal de São Paulo estreia a dobradinha formada pelas óperas As fadas, de Puccini, e Dia de paz, de Richard Strauss. A direção cênica é de André Heller-Lopes e a direção musical, da maestra Priscila Bomfim.
![Eiko Senda e Leonardo Neiva em cena de 'Dia de paz' [Divulgação/Larissa Paz]](/sites/default/files/inline-images/w-double_bill_larissa_paz.jpg)
Na Sala Cecília Meireles, a celebração dos 80 anos da Academia Brasileira de Música continua, agora com a Sinfônica Nacional UFF e obras de Dinorá de Carvalho, Mario Ficarelli, Alda de Jesus Oliveira e Hekel Tavares. Repetição no dia 20, em Niterói.
Ainda no Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa, uma apresentação especial vai unir a Orquestra Ouro Preto e Duda Beat. A regência fica a cargo do maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico do grupo mineiro.
Na Sala São Paulo, pela programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão, apresenta-se a Orquestra Sinfônica de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão Jr. e com obras de Schumann, Rossini, Zequinha de Abreu e Ciro Pereira.
Domingo, dia 20
A Filarmônica de Goiás se apresenta na Sala São Paulo, na programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Sonia Rubinsky será a solista no Concerto para piano de Scriabin, sob regência de Neil Thomson, que rege ainda a Sinfonia nº 13 de Santoro.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.