Música de Bach é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 26/11/2024

A música de Johann Sebastian Bach é o destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO. Ao longo do mês, a Osesp vai apresentar a Missa em si menor do compositor e o Theatro Municipal de São Paulo e a Camerata Antiqua de Curitiba incluíram em seu repertório de final de ano o Oratório de Natal

“Há trinta anos, Bach me alimenta, me coloca no lugar. É uma das maiores inteligências da humanidade”, diz o maestro Luis Otavio Santos em entrevista a Ana Cursino Guariglia. “Bach é desafio, mas é o mais doce e terno dos desafios – o amor em estado puro. Precisamos ter coragem para enfrentá-lo, para chegar ao fim da vida e dizer: conheci a música de Bach”, completa o maestro Leonardo García Alarcón. 

Na seção Em Conversa, Irineu Franco Perpetuo fala com o violoncelista Jean-Guihen Queyras, que se apresenta com a Osesp e em recital de câmara na Sala São Paulo. No programa, obras de Tchaikovsky. “Ele é o compositor de cores harmônicas por excelência, alguém que exprime o sentimento humano mais sutil e mais profundo graças a seu gênio na harmonia. Nessas peças em particular, sobretudo nas Variações rococó, o que é muito particular é a visão de Tchaikovsky, um romântico imenso, do estilo galante, do estilo rococó. Isso cria um exercício de estilo absolutamente único sobre o fio que leva do rococó ao bel canto, ao romantismo e à suavidade de cor sonora”, diz o músico.

Em Acontece, um olhar sobre a história do balé O quebra-nozes, também de Tchaikovsky. O balé será apresentado em diferentes cidades e produções – em São Paulo, será executado pela São Paulo Companhia de Dança e pela companhia Cisne Negro e há ainda montagens da Sinfônica do Paraná e da Sinfônica Nacional do Teatro Claudio Santoro, em Brasília. O balé também inspira espetáculo da série Aprendiz de Maestro.

Vencedor do 12º Festival Tinta Fresca, realizado no início de novembro pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o compositor Igor Maia é o destaque da seção Fermata, em que conversou com Luciana Medeiros sobre o momento da carreira e seus planos para o futuro. Já em Histórias da Música, a maestra Natália Larangeira celebra os dez anos de seu projeto musical em Indaiatuba em entrevista a Amanda Queirós. 

Na seção Repertório, Julia Tygel relembra a origem da ópera O conde Ory, de Rossini, que será encenada este mês no Theatro São Pedro, em São Paulo. “Estreada em 1828, em Paris, O conde Ory é uma charmosa ópera cômica com libreto em francês. Possui conteúdo musical mais denso que o usual nesse tipo de ópera, exigindo virtuosismo vocal dos intérpretes”, escreve.

A edição de agosto da Revista CONCERTO também traz os textos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky), Jorge Coli (que escreve sobre a disparidade entre obras musicais e as explicações que compositores dão para elas), Camila Fresca (sobre os 20 anos de organizações sociais na gestão da cultura) e João Marcos Coelho (sobre Arnold Schoenberg). Você lê ainda sobre as temporadas 2025 da Dellarte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e da Orquestra de Câmara da ECA-USP. 

No Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO você acompanha também a programação completa das principais cidades do país. A edição traz ainda os lançamentos de CDs do mês e as notícias do mundo musical.

A edição de dezembro da Revista CONCERTO em breve chegará à casa dos leitores. A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Revista CONCERTO Dezembro de 2024

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.