A pianista Olga Kopylova é a atração deste sábado, dia 4 de julho, do Festival Beethoven dos Encontros CLÁSSICOS, promovidos pela Revista CONCERTO. Neles, a partir de suas casas, os artistas apresentam algumas obras – entre elas, uma peça do compositor, por conta dos seus 250 anos do nascimento – e, em um clima informal, conversam com o público sobre as suas interpretações e sobre suas trajetórias.
Kopylova vai dedicar sua apresentação à arte da transcrição. Ela vai interpretar, por exemplo, a versão para piano feita por Liszt para a Sinfonia nº 5 de Beethoven. O programa inclui ainda duas peças de Bach: o Prelúdio em si menor, transcrito por Siloti; e a Sicilienne, transcrita por Alkan.
Nascida em 1979 no Uzbequistão, no período da União Soviética, Olga Kopylova estudou piano na Escola Especial de Música Uspensky. Em Moscou, ingressou no Colégio de Música Tchaikovsky e depois no Conservatório Tchaikovsky, onde teve aulas com as professoras Tatiana Galitzkaya e Liudmila Roshina, ambas representantes da escola pianística de Samuil Feinberg.
Mudou-se para o Brasil em 2000, para assumir o posto de pianista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), onde é titular até hoje. Em 2002, lançou o CD solo Estrela da manhã, dedicado à música de compositores russos. Como integrante da Osesp, participou de diversas gravações sinfônicas, com destaque para o premiado CD dos concertos de Jolivet para trompete e orquestra, com o trompetista Ole Edvard Antonsen.
Como solista, tem realizado apresentações à frente da Osesp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Guarulhos, North State Symphony, entre outras. Promove eventos socioeducativos voltados para a formação de público e se dedica a atividades pedagógicas.
A pianista também publica regularmente gravações em seu canal do YouTube.
A segunda temporada da série Encontros CLÁSSICOS termina no dia 11 de julho, com a participação do pianista Marcelo Bratke.
Clique aqui para se inscrever no encontro com Olga Kopylova.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.