A Orquestra Petrobras Sinfônica abre nos dias 11 e 12 a temporada da Sala Cecília Meireles com concertos dedicados à música de César Guerra-Peixe. As apresentações marcam também o início das atividades de 2022 do grupo carioca.
O programa será comandado pelo maestro Isaac Karabtchevsky e terá como solista o violinista Ricardo Amado, que toca o Concerto para violino do compositor. Completam o repertório Seis maracatus de Capiba e Museu da Inconfidência.
Os maracatus são fruto do período de Guerra-Peixe passou no Recife, nos anos 1950, realizando pesquisas. Para a pesquisadora Isabel Cristina Guillen, as obras que ele então escreveu podem ser consideradas o estudo mais completo sobre o gênero.
Já em Museu da Inconfidência, o compositor se inspira nas sensações que a visita às lápides, correntes e objetos do processo da inconfidência lhe provocaram. A obra está dividida em quatro partes: Entrada, Cadeira de arruar, Panteão dos inconfidentes e Restos de um reinado negro.
A apresentação do dia 11 terá transmissão ao vivo pela internet, no canal da Sala Cecília Meireles no YouTube.
A programação da Sala Cecília Meireles tem outros compromissos em março.
A Série de Música de Câmara começa no dia 16, inaugurando uma importante parceria entre a Sala e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, cujos conjuntos de câmara farão ao longo do ano apresentações no Espaço Guiomar Novaes. O primeiro deles é o Quinteto de sopros, com um programa com obras de Barber, Gnattali e Villa-Lobos.
Logo em seguida, no dia 18, o violoncelista Gustavo Tavares e a pianista Maria Teresa Madeira abrem o Festival Violoncelo em Foco, interpretando peças de Fauré, Schumann, Egberto Gismonti, Paquito d’Rivera, Mignone e do próprio Tavares. Ainda nesta série, a soprano Flavia Fernandes e um conjunto de violoncelos com músicos como Hugo Pilger e Paulo e Ricardo Santoro interpretam, no dia 26, as Bachianas brasileiras nº 5, de Villa-Lobos.
A Série Pianistas, por sua vez, terá início no dia 20, quando começa também o panorama Jovens Pianistas Franceses. O primeiro a subir ao palco é Théo Foucheneret, primeiro prêmio do Concurso Internacional de Genebra em 2018. No repertório, peças de Beethoven, Schumann e Mendelssohn.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre os concertos desta semana no Roteiro do Site CONCERTO
Clique aqui e conheça a temporada completa da Sala Cecília Meireles
Leia também
Notícias Osesp abre temporada 2022 com obras de Villa-Lobos e Sibelius
Notícias Luisa Francesconi canta Berlioz com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias Ospa anuncia temporada e celebra 50 anos da Escola de Música
Notícias São Paulo Companhia de Dança anuncia temporada 2022
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.