A Orquestra Petrobras Sinfônica está completando 50 anos e, como parte das comemorações, realiza neste final de semana apresentações em São Paulo, mostrando duas facetas do trabalho do grupo.
O primeiro concerto acontece no dia 2, no Teatro Cultura Artística, com a abertura da ópera La gazza ladra, de Rossini. Em seguida, o maestro Isaac Karabtchevsky, diretor musical do grupo, rege a Sinfonia nº 5, de Tchaikovsky, uma de suas especialidades.
Já no dia 3, a orquestra apresenta, no Teatro Sabesp Frei Caneca, o Concerto Multiplayer, em que interpreta trilhas sonoras de videogames como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat e Fortnite. A regência é do maestro Felipe Prazeres.
O grupo surgiu como Orquestra Pró-Música, com cerca de 40 integrantes, e fez seu primeiro concerto há 50 anos, na Sala Cecília Meireles, no Rio, apresentando o oratório O messias, de Händel.
Prazeres estudou na Escola Superior de Música de Estocolmo e na Academia de Santa Cecília, em Roma. Quando voltou ao Brasil, criou a Orquestra Pró-Música, que, desde sua estreia, em 1975, alternava apresentações em salas de concertos e em espaços alternativos, sempre buscando um contato próximo com a comunidade, com a atenção a novos públicos e ao poder transformador da música.
A Pró-Música, que em 1987 passou a ser patrocinada pela Petrobras, se tornaria uma referência no meio musical brasileiro também por outro motivo, que é o seu modelo de gestão, no qual os músicos definem o projeto administrativo e os campos de atuação da orquestra.
Prazeres morreu de forma trágica, em 1999, quando foi sequestrado e assassinado no Rio de Janeiro.
Mas o grupo seguiu adiante. Hoje chamada de Petrobras Sinfônica, Opes, a orquestra mantém três séries: clássico, pop e infantil. Há 13 anos, o grupo criou a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, que proporciona formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, mais uma maneira de manter vivo o sonho de Armando Prazeres.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
![O maestro Isaac Karabtchevsky durante concerto com a Petrobras Sinfônica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-isaac-karabtchevsky_0_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.