Edição em breve estará na casa dos assinantes; edição digital já está disponível
O aniversário de 85 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira é o destaque da edição de agosto da Revista CONCERTO. Na reportagem da capa, Amanda Queirós mostra como, após período de crises, o grupo começa a colher os resultados de uma reestruturação que tem a qualidade e o investimento em formação e educação como pilares.
Na seção Em Conversa, o barítono norte-americano Thomas Hampson fala sobre sua carreira e sobre o espetáculo que faz na temporada da Tucca, que tem a liberdade como tema. “Uma coisa que me parece evidente é que, se não há respeito à liberdade do outro, então não existe liberdade. É um conceito que está diretamente ligado à tolerância e à aceitação. Liberdade é reconhecer que a crença do outro é tão importante quanto a sua. Liberdade é a ausência da invisibilidade daquele que é diferente”, diz.
Em agosto, o Theatro São Pedro de São Paulo apresenta uma nova montagem da ópera Falstaff, de Verdi, sob direção de Ira Levin e Caetano Vilela. “Até hoje, ao examinar a partitura, descubro coisas novas. Ela é um milagre de composição. Não por acaso, Busoni escreveu a Verdi lhe agradecendo por mostrar o caminho no impasse entre a influência wagneriana e o verismo que nascia”, diz Ira Levin em conversa com Irineu Franco Perpetuo.
Perpetuo também falou com o violista Marcelo Jaffé sobre os 90 anos do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que incluiu na celebração obras que foram escritas especialmente para a formação pretende se afirmar cada vez mais como um grupo “brasileiro e plural”.
Também em agosto, a Orquestra Ouro Preto, liderada por Rodrigo Toffolo, apresenta duas óperas de Tim Rescala: Hilda Furacão, que inicia em São Paulo uma turnê nacional; e Feliz Ano Velho, que ganha temporada no Palácio das Artes de Belo Horizonte. “O que pensamos foi: será que usar a literatura, nossas histórias, não seria uma forma de criar uma ligação com o público?”, conta Toffolo sobre o projeto lírico que o grupo vem desenvolvendo.
Em Acontece, Ana Cursino Guariglia escreve sobre Silence of Sound, espetáculo multimídia criado por Alondra de la Parra e Gabriela Muñoz que será apresentada pelo Osesp em agosto, na Sala São Paulo.
Na seção Repertório, você conhece mais sobre duas obras do compositor Manuel De Falla, que serão apresentadas este mês pela Orquestra Sinfônica do Paraná e pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, respectivamente: Noites nos jardins de Espanha e O chapéu de três pontas.
Em Fermata, o barítono Vinicius Costa, que vem ao Brasil para interpretar o ciclo Winterreise, pela temporada do Mozarteum, conta a Luciana Medeiros sobre sua trajetória: formado no Projeto Guri, ele ganhou prêmio do Wigmore Hall e hoje estuda na Ópera de Los Angeles.
A Revista CONCERTO de agosto traz também as principais notícias do mundo musical e os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (sobre Pierre Boulez e Erik Satie), Camila Fresca (sobre canções de Camargo Guarnieri gravadas pela soprano Adélia Issa), João Marcos Coelho (sobre o compositor ucraniano Valentin Silvestrov) e Jorge Coli (sobre a visão de Berlioz a respeito da ópera italiana).
Na nova edição, você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país. Não perca, ainda, a seleção dos principais lançamentos de CDs do mês.
A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.