Na terça-feira, 31, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem abre sua temporada com o programa Terra Brasilis: compositoras escrevendo nossa história, no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ. Anderson Alves rege obras de Clarice Assad, Juliana Ripke, Cibelle Donza e Chiquinha Gonzaga.
O concerto começa com Terra Brasilis, fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro da brasileira Clarice Assad. A compositora possui peças encomendadas pelo Carnegie Hall, pela Osesp e por outras importantes orquestras do cenário internacional, além de duas indicações ao Grammy, em 2009 e em 2022. Atualmente, ocupa o cargo de compositora-educadora Residente na Orquestra Sinfônica de Allentown. Terra Brasilis utiliza o Hino Nacional combinado a diferentes referências culturais para condensar importantes capítulos da história brasileira, desde a invasão portuguesa à imigração.
O programa segue com Eu-mulher, de Juliana Ripke. Doutora em musicologia pela Universidade de São Paulo, Ripke atua como pianista no Coral Jovem do Estado e no Coro Acadêmico da Osesp e como educadora no Instituto Baccarelli e na Emesp. A peça apresentada pela orquestra foi estreada em 2021 e é inspirada no poema homônimo de Conceição Evaristo e explora a força e a identidade feminina.
A Suíte Curumim de Cibelle Donza também integra o repertório da noite. Nascida em Belém do Pará, Donza é maestra titular da Orquestra Filarmônica da Amazônia e professora de regência e de composição na Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua trajetória como compositora inclui o Prêmio Funarte de Composição para Orquestra Sinfônica em 2023 e a Habib Sheriff Fellowship em 2024. A peça executada pela orquestra possui três movimentos e é inspirada em brincadeiras infantis tradicionais no Brasil.
Um arranjo sobre as obras de Chiquinha Gonzaga fecha o programa. Pianista e regente, a compositora rompeu barreiras de gênero e de raça existentes na sociedade brasileira entre os séculos XIX e XX em busca de se consolidar como profissional. Seu extenso catálogo conta com, polcas, tangos, obras para piano e peças de outros gêneros musicais.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Coral Paulistano é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Sustenidos aponta diferença de R$ 15 milhões e pede impugnação de chamamento para o Theatro Municipal
Notícias Neojiba realiza décima turnê internacional com concertos na Alemanha e na China
Notícias Prepare-se: os destaques da semana de concertos
Crítica A coroação do processo de resgate da obra de Henrique Oswald, por João Marcos Coelho
Análise Pedido de impugnação da Sustenidos expõe estrangulamento financeiro que ameaça ecossistema das OSs, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.