A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e a Orquestra Experimental de Repertório sobem juntas ao palco do Theatro Municipal de São Paulo nos dias 28, 29 e 30 para interpretar um programa russo, com obras de Sofia Gubaidulina e Shostakovich, sob regência do maestro Wagner Polistchuk.
A primeira peça será Fairytale Poem, que Gubaidulina escreveu a partir de uma história infantojuvenil sobre um pedaço de giz que sonha poder desenhar castelos, belos jardins, paisagens marítimas, mas é forçado, dia após dia, a escrever palavras, números e formas geométricas no quadro negro.
Em seguida, as duas orquestram interpretam a Sinfonia nº 7, Leningrado, de Shostakovich. Obra monumental, de uma hora e 20 minutos de duração, a peça foi escrita em 1941 e carrega relação com episódios da Segunda Guerra Mundial.
É uma celebração de vitória das tropas russas, mas essa é apenas parte da história. “Shostakovich personificou duas personalidades notavelmente diferentes. Havia o Shostakovich público, o homem que sempre navegava nas águas traiçoeiras da vida sob Stalin. E havia o Shostakovich privado, uma espécie de figura trágica, ao mesmo tempo intimidada e desafiadora. Poucas obras da produção de Shostakovich demonstram melhor a vida dupla do compositor do que a sua Sinfonia Leningrado, um excelente exemplo de Shostakovich caminhando na linha tênue entre as expectativas públicas e os seus sentimentos privados”, escreve o pesquisador John Mangum.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Theatro Municipal do Rio divulga temporada e aguarda concurso para preencher vagas
Notícias Sonia Rubinsky e Osesp iniciam ciclo dos concertos para piano de Villa-Lobos
Especial Compositoras em foco: Jennifer Higdon
Crítica Osesp, Hamelin, Fischer: precisão, expressividade e musicalidade, por João Marcos Coelho
Crítica Um banquete musical, por Ana Cursino Guariglia
![O maestro Wagner Polistchuck [Divugação]](/sites/default/files/inline-images/w-Polistchuck_2_0.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.