A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta em concerto no dia 22 as obras finalistas do Concurso Compositoras Latino-Americanas, uma das iniciativas criadas para celebrar os 70 anos de criação do grupo. A regência é de Thierry Fischer.
O programa começa com Boitatá, de Clarice Assad, fora de concurso. Em seguida, serão tocadas as composições finalistas, de Denise Garcia, Eva García Fernández e Stephanie Macchi, escolhidas entre 26 candidatas pelo júri formado pela maestra Ligia Amadio, pela compositora Sílvia Berg e pelo maestro Aylton Escobar.
Após a apresentação, será anunciada a vencedora. O concerto tem entrada franca.
A obra de Denise Garcia é intitulada C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica). Garcia é Professora Livre Docente do Instituto de Artes da Unicamp. Além de sua formação no Brasil – na USP, PUC e UFRJ – ela tem estudos de composição na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique, na Alemanha.
Imagem-tiempo é o nome da obra de Eva García Fernández. Compositora, saxofonista, professora, pesquisadora e performer de Buenos Aires, Fernández é bacharel em Música pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Estudou composição com nomes como Gabriel Valverde, Marcos Franciosi, Antonio Zimmerman, Diego Taranto e Juan Carlos Tolosa.
A terceira compositora finalista é Stephanie Macchi, que concorre com a obra Pampeana. Macchi começou seus estudos musicais no Conservatório Julián Aguirre de Buenos Aires. Atualmente, vive em Barcelona e cursa licenciatura em composição na Escola Superior de Música da Catalunha, com orientação do professor Bernat Vivancos.
A compositora escolhida receberá um prêmio de US$ 5 mil. E terá sua obra gravada pela Osesp em um álbum comemorativo aos 70 anos do grupo, ao lado de composições de Andrew Norman, Clarice Assad, Esteban Benzecry, Felipe Lara, Heinz Holliger e Unsuk Chin.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Temporada 2024 da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano terá dezoito atrações
Notícias Orquestra Petrobras Sinfônica anuncia temporada e turnê latino-americana
Notícias Levantamento indica aumento da música contemporânea e de compositoras nas programações da Europa e dos EUA
Opinião Pesquisa e poesia se unem no retrato do violão brasileiro da passagem do século XIX para o século XX, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.