A programação da Fundação Maria Luisa Oscar Americano terá em 2024 dezoito atrações – dez presenciais e oito on-line. A temporada presencial começa em março, com recital em que as harpistas Liuba Klevtsova e Paola Baron interpretam arranjos para duas harpas de trechos de óperas como Mussorgsky, Wagner, Puccini, Bizet, Verdi, Tchaikovsky e Carlos Gomes.
Nascido em Hong Kong, o pianista Aristo Sham, que o New York Times definiu como um pianista “cuja forma de tocar combina clareza, elegância e técnica abundante”, é a atração de abril, em recital que tem como destaque os Estudos sinfônicos de Schumann.
Em maio, apresenta-se o pianista Stefan Bonev, com a Sonata Walsdtein, de Beethoven, a Sonata em si menor de Liszt e as Seis pequenas peças de Schoenberg. O violoncelista Viktor Uzur, que no ano passado se apresentou no Brasil com a Filarmônica de Minas Gerais, se une ao pianista Ney Fialkow em junho para tocar Villa-Lobos, Beethoven, Tchaikovsky e Prokofiev. Outro duo, agora de violino e piano, com Elisa Fukuda e Vera Astrachan, toca em julho, em programa com obras de Mozart e Beethoven.
Três dos principais músicos da nova geração em atividade no Brasil – e especialmente dedicados à música de câmara – se juntam para recital em agosto: o pianista Cristian Budu, a violinista Jovana Trifonuvic e o violoncelista Rafael Cesário. O trio vai interpretar o Trio fantasma, de Beethoven, e o Trio Dumky de Dvorak. A pianista brasileira radicada na Inglaterra Clelia Iruzun é a atração de setembro, quando faz recital totalmente dedicado a Schumann, com destaque para o Carnaval.
O duo formado pelo violonista Fabio Zanon e o flautista Marcelo Barboza toca em outubro e o programa tem peças de Mauro Giuliani, Leo Brouwer, Mario Castelnuovo-Tedesco e Edmundo Villani-Côrtes. O pianista uruguaio Enrique Graf vem em seguida, em programa que será aberto com Mozart e encerrado com Liszt, com autores latino-americanos entre eles. O encerramento, em dezembro, será com um Concerto de Natal, cujos detalhes ainda serão anunciados.
É possível adquirir um pacote de assinaturas para a série presencial, com nove concertos, pelo valor de R$ 630 (inteira), pelo telefone (11) 3742-007 ou pelo e-mail atendimento@fundacaooscaramericano.org.br.
A série online terá uma importante seleção de pianistas – Estefan Iatcekiw, Tony Yang, Vitaly Pisarenko e Gabriele Strata –, mas não só. A lista de atrações inclui ainda o Ensemble São Paulo com Eduardo Monteiro, diretor artístico da série; uma apresentação do coletivo Ubuntu com o pianista Antonio Vaz Lemes; o duo formado por Eliane Tokeshi e Ricardo Ballestero; e o trio formado por Erika Ribeiro, Priscila Rato e Lisiane de los Santos.
Leia também
Notícias Osesp apresenta em concerto obras finalistas do Concurso Compositoras Latino-americanas
Notícias Orquestra Petrobras Sinfônica anuncia temporada e turnê latino-americana
Notícias Levantamento indica aumento da música contemporânea e de compositoras nas programações da Europa e dos EUA
Opinião Pesquisa e poesia se unem no retrato do violão brasileiro da passagem do século XIX para o século XX, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.