Osesp lança gravação da “Nona” de Beethoven com tradução em português

por Redação CONCERTO 20/02/2020

A gravação da Nona sinfonia de Beethoven com o texto da Ode à alegria em português e em diálogo com obras de Paulo Costa Lima e Clarice Assad foi lançada esta semana pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo por meio de seu Selo Digital.

As peças foram gravadas em dezembro, durante os concertos que inauguraram o projeto Todos Juntos – uma ode à alegria, criado pelo Carnergie Hall. As apresentações também marcaram a despedida de Marin Alsop do cargo de diretora musical e regente titular.

O projeto do Carnegie Hall prevê, ao longo de 2020, a apresentação da Nona sinfonia em todos os continentes, sempre com o texto traduzido para o idioma local e em diálogo com novas composições, encomendadas pelas orquestras participantes.

No Brasil, a tradução foi do diretor artístico da Osesp Arthur Nestrovski, também responsável pelo convite a Paulo Costa Lima e Clarice Assad. “A Nona, assim, chega à Sala São Paulo na moldura de um anônimo canto de capoeira da Bahia, conhecido como Navio negreiro, tramando conversas com um trecho de uma abertura de Paulo Costa Lima, Cabinda – nós somos pretos, e de um adágio para cordas encomendado a Clarice Assad, que alude ao tema da canção tropicalista Alegria, alegria (1967), de Caetano Veloso”, explicou Nestrovski na ocasião.

Participaram das apresentações, além da Osesp, o Coro da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp, o Coral Jovem do Estado de São Paulo e os solistas Camilia Titinger, Luisa Francesconi, Paulo Mandarino e Paulo Szot.

A gravação, como as demais do Selo Digital da Osesp, pode ser ouvida ou baixada gratuitamente neste link.

Leia mais 
Revista CONCERTO
De Beethoven ao Rio dos anos 1920, por João Marcos Coelho
Crítica O Villa-Lobos imperdível da Osesp, por Irineu Franco Perpetuo

Osesp, coros e solistas ao final de uma das apresentações da “Nona” em dezembro [Divulgação]
Osesp, coros e solistas ao final de uma das apresentações da “Nona” em dezembro [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.