Osesp toca obras de Tchaikovsky com Thierry Fischer e Jean-Guihen Queyras

por Redação CONCERTO 11/12/2024

A Osesp recebe nos dias 12, 13 e 14 o violoncelista Jean-Guihen Queyras. Ele vai interpretar duas peças de Tchaikovsky, as Variações sobre um tema rococó op. 33 e o Andante cantabile. A Osesp toca ainda, sob regência de Thierry Fischer, a Sinfonia nº 4 de Bruckner. 

“Tchaikovsky é o compositor de cores harmônicas por excelência, que exprime o sentimento humano mais sutil e mais profundo graças a seu gênio na harmonia”, diz Queyras sobre o programa em entrevista publicada na edição de dezembro da Revista CONCERTO [acesso exclusivo para assinantes].

“Nessas peças em particular, sobretudo nas Variações rococó, o que é muito particular é a visão de Tchaikovsky, um romântico imenso, do estilo galante, do estilo rococó. Isso cria um exercício de estilo absolutamente único sobre o fio que leva do rococó ao bel canto, ao romantismo e à suavidade de cor sonora de Tchaikovsky. O Andante cantabile é mais representativo do estilo puro do compositor, no sentido de que é uma melodia muito pura, simples, mas com uma gestão de colorido sonoro absolutamente magistral.”

No dia 15, o violoncelista ainda faz um recital de câmara com músicos da Osesp, interpretando a Suíte nº 2 de Bach e o Sexteto nº 1 de Brahms. “Estou muito feliz de tocar o primeiro sexteto de Brahms com os músicos da Osesp. É a possibilidade de nos encontrarmos em um quadro mais íntimo que o orquestral e de trabalhar os detalhes que fazem uma interpretação.”

Prepare-se

O encerramento da temporada da Osesp, nos dias 19, 20 e 21, também sob direção de Fischer, será com a participação de outro grande solista, o flautista suíço Emmanuel Pahud, primeira flauta da Filarmônica de Berlim e solista requisitado em todo o mundo. Ele vai fazer a estreia latino-americana do concerto Lux Stellarum, de Erkki-Sven Tüür, que escreveu para ele a obra.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Prêmio CONCERTO
Participe da votação do público!
Notícias Pianista Estêvão Gomes, de 16 anos, vence ‘Prelúdio’ da TV Cultura
Notícias Soprano brasileira Luiza Willert vence o Concurso Internacional de Belcanto Vincenzo Bellini
Crítica ‘Le Comte Ory’ estreia no Brasil com ritmo teatral, fluência, verve, por Irineu Franco Perpetuo

O maestro Thierry Fischer durante concerto com a Osesp [Divulgação]
O maestro Thierry Fischer durante concerto com a Osesp [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.