Obra terá regência de Diego Schuck Biasibetti e participação de destacados solistas; apresentação será transmitida pelo YouTube
A monumental Missa em si menor, de Johann Sebastian Bach, será apresentada neste sábado, às 17h, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e pelo coro Porto Alegre Consort, na casa da Ospa. A regência será do maestro Diego Schuck Biasibetti e o concerto terá a participação de destacados solistas especialistas na música antiga: as sopranos Marília Vargas e Maria Cristina Kiehr, o contratenor Paulo Mestre, o tenor Carlos Eduardo Santos e o barítono Norbert Steidl. Conforme o material de divulgação, esta será a primeira vez que a Ospa interpreta a obra.
Escrita em latim, a Missa em si menor é formada por quatro grandes partes e contém as principais passagens da missa católica tradicional – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Hosana, Benedictus e Agnus Dei. Sabe-se que Bach escreveu o Sanctus em 1724 e que o Kyrie e a Gloria são de 1733. Porém, o manuscrito final da obra foi terminado apenas em 1749, um ano antes de seu falecimento. A Missa é uma das principais criações do grande compositor barroco e, assim, uma das maiores obras-primas da música ocidental.
Diego Schuck Biasibetti, que é também violoncelista da Ospa, estudou viola da gamba e violoncelo barroco na HfK-Bremen, na Alemanha, e regência coral na UFRGS. Ele é regente do Porto Alegre Consort, grupo especializado em música antiga que participará da apresentação. Ao convidar o Porto Alegre Consort, o maestro Biasibetti propôs homenagear a criadora do grupo, Gisa Volkmann. “A Gisa sempre trabalhou com preparação técnica de coro não só em Porto Alegre, mas em todo o país. Formou gerações de cantores”, afirma maestro. “Ver essa obra tão grandiosa realizada por este grupo que eu amo e nas mãos do meu querido e competentíssimo maestro Diego Biasibetti é uma honra que vou levar para sempre no meu coração”, comemora a professora Gisa.
O programa da Ospa com a Missa de Bach, intitulado Bach Eterno, será precedido, às 16h, por uma palestra introdutória a cargo do jornalista Milton Ribeiro.
Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.
Bach Eterno terá transmissão ao vivo no canal da Ospa no YouTube (clique aqui para acessar).
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.