Ospa celebra Dia da Consciência Negra com destacados convidados

por Redação CONCERTO 20/11/2021

O pianista Marcos Aragoni e os cantores Edna D’Oliveira, Geilson Santos e Saulo Javan serão solistas

O dia de hoje, 20 de novembro, marca os 50 anos da instituição do Dia da Consciência Negra no Brasil. Para celebrar a data, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre convida para o seu concerto quatro destacados artistas da cena clássica nacional: a soprano Edna D’Oliveira, o tenor Geilson Santos, o baixo Saulo Javan e o pianista Marcos Aragoni. A apresentação, que acontece na Casa da Ospa e terá transmissão on-line pelo YouTube, será regida pelo maestro Evandro Matté, diretor artística da Ospa. Participa também do Coro Sinfônico da Ospa.

Edna D’Oliveira, Geilson Santos e Saulo Javan interpretarão trechos de Porgy and Bess, de George Gershwin, estreada em 1935. A ópera, que tem canções famosas como “Summertime”, “A Woman is a Sometime Thing”, “It Ain’t Necessarily So”, “Bess, You Is My Woman Now” e “I Got Plenty o’ Nuttin”, foi escrita para protagonistas negros e acabou tornando-se um marco e símbolo para a inclusão de negros na música clássica.

Em relação a isso, Edna D’Oliveira comenta: “Na pandemia teve muita discussão sobre racismo, mas ainda pouco se fez para criar oportunidades para cantores negros. Ainda é extremamente significativo, num país onde a diversidade tem sido discutida, cantar Porgy and Bess no dia 20 de novembro”.

O concerto terá também outra obra emblemática de Gershwin, Rhapsody in Blue, escrita em 1924 para piano e orquestra, e que traz fortes influências de blues e jazz norte-americanos. O solista será o paulista Marcos Aragoni, atual pianista do Coral Lírico e das óperas do Theatro Municipal de São Paulo. 

Para finalizar, o repertório traz a Abertura nº 2 do compositor carioca Anderson Alves e uma versão orquestral de Felicidade, de Lupicínio Rodrigues, com com arranjo de Dhouglas Umabel. 

O evento contará ainda com duas convidadas especiais, a percussionista, cantora e doutoranda em sociologia Nina Fola e a cantora Loma Pereira. Elas farão uma homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). O escritor e pesquisador da cultura afro-brasileira, que completaria 80 anos em 2021, foi um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra. 

Clique aqui para consultar detalhes no Roteiro Musical.

Leia também
Notícias 
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais lança temporada 2022
Crítica Consciência negra, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Sala São Paulo retoma capacidade máxima; certificado de vacinação segue obrigatório
Entrevista CONCERTO entrevista Edna D’Oliveira

Edna D’Oliveira, Geilson Santos e Saulo Javan no palco da Casa da Ospa (reprodução facebook)
Edna D’Oliveira, Geilson Santos e Saulo Javan no palco da Casa da Ospa (reprodução facebook)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.