Foi a primeira vez que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundada há 72 anos, tocou no tradicional teatro da capital argentina; concerto teve regência do titular Evandro Matté e solos do pianista Fábio Martino
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre teve uma ótima recepção em seu concerto de estreia no Teatro Colón, no último domingo, dia 10 de julho. O teatro lotado aplaudiu com entusiasmo a apresentação, que teve regência do diretor artístico e maestro titular Evandro Matté e a participação do pianista Fábio Martino. O concerto, transmitido ao vivo, está disponível no YouTube (clique aqui para assistir).
A apresentação abriu com a obra Mba'epu Porã, do compositor e também violinista da Ospa Arthur Barbosa. A peça, cujo título significa "música bela" em tupi-guarani, foi composta para a inauguração da Casa da Ospa, em 2018, e está registrada em CD da orquestra.
Seguiu-se a Rapsódia sobre um Tema de Paganini, de Sergei Rachmaninov, em intensa interpretação de Fábio Martino. Após os aplausos, Martino retornou para o bis com a Danza del Gaucho Matrero, de Alberto Ginastera.
A Ospa seguiu o programa com uma inspirada leitura dos Choros nº 6, de Villa-Lobos, e fechou o concerto – com a participação do público em palmas ritmadas – executando Libertango, de Astor Piazzolla.
Nos últimos anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre ganhou protagonismo no cenário sinfônico brasileiro, com criteriosas temporadas em sua nova sede própria, a Casa da Ospa. Com o determinante apoio do governo estadual – apesar de chamar-se de Porto Alegre orquestra é mantida pelo estado –, a sinfônica hoje tem 112 músicos e mantém o Coro Sinfônico Ospa, a Ospa Jovem e a Escola de Música da Ospa.
Leia também
Revista CONCERTO Música clássica à gaúcha, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Piero Schlochauer vence concurso de ópera do Fórum-ODM
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebra 113 anos com portas abertas e ‘Don Giovanni’
Notícias Festival de Campos do Jordão: a programação da segunda semana
Notícias Arnaldo Cohen faz programa duplo com Filarmônica de Minas Gerais
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.