Osuel comemora 40 anos e lança temporada 

por Redação CONCERTO 26/02/2024

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina estreia programação dias 14 e 15 de março, em concerto com o pianista Cristian Budu sob regência do titular Rossini Parucci

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Osuel, comemora 40 anos de atividades em 2024. Com direção artística e regência do maestro Rossini Parucci, a orquestra lança antecipadamente, pela primeira vez, a sua temporada anual. Além das séries Música de câmara, Concertos nas igrejas, Música no campus e Concertos didáticos, a programação contará com 24 concertos no Teatro Ouro Verde divididos em quatro séries, nomeadas pelas espécies de café cultivadas em solo brasileiro: Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon. “Muitas famílias, incluindo a minha, migraram para estas terras para trabalhar nas plantações de café, contribuindo de forma vital para o desenvolvimento local”, afirma Parucci. “Vale lembrar que Londrina já foi considerada a Capital Mundial do Café. Assim, justamente, prestamos esta homenagem a uma planta que desempenhou papel fundamental em nossa história.”

A temporada celebrará também os 90 anos da emancipação política da cidade de Londrina e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A abertura será nos dias 14 e 15 de março, quando a Osuel, sob regência do titular Rossini Parucci, recebe o pianista Cristian Budu para interpretar o Concerto para piano nº 1, de Prokofiev; o repertório terá ainda a abertura de A flauta mágica, de Mozart, e a Sinfonia nº 2, de Brahms.

Em abril, a orquestra apresentará Händel e Vivaldi sob direção do violinista Rodrigo de Oliveira. Em maio, a orquestra recebe a violinista Elizabeth Fayette para o concerto de Max Bruch e apresentará música de câmara com obras de Schubert e Amy Beach. Parucci retoma a batuta para a apresentação de junho, que terá Nepomuceno, Bruckner e Pedro e o Lobo, de Prokofiev.

O maestro José Soares é o convidado da apresentação de julho, quando a Osuel fará um tributo para George Gershwin. Em agosto, a orquestra recebe o maestro Fabio Mechetti para um programa com obras de Beethoven e Bruch, que contará também com o clarinetista Marcus Julius Lander e o violista Jairo Chaves. Além disso, haverá música de câmara com obras de Dvorák e Borodin. Os convidados de setembro da Osuel são o maestro Neil Thomson e a pianista Antonella Franco para um programa com o Concerto para piano nº 20, de Mozart, e obras de Bennett e Mendelssohn. 

Em outubro haverá mais música barroca com direção e solos ao violino de Nildo Rocha Baía e a participação do trompetista Cícero Cordão. Em novembro, sob direção de seu titular, a Osuel faz um tributo ao Clube da Esquina com o violonista e cantor Neto Bellotto. E nova apresentação de música de câmara com obras de Mozart e Louise Farrenc.

O encerramento da temporada acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, quando a Osuel, sob regência de Rossini Parucci, interpreta a Nona sinfonia, de Beethoven.

Osuel, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (divulgação, Fábio Alcover)
Osuel, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (divulgação, Fábio Alcover)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.