Osesp abre 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 04/07/2025

O 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão será realizado entre os dias 5 de julho e 3 de agosto e terá 76 concertos em sua programação. A abertura oficial será neste sábado no Auditório Claudio Santoro, com a Osesp regida por Marc Albrecht: o programa tem a Sinfonia doméstica, de Richard Strauss.

Diversos grupos vão se apresentar ao longo do festival: Orquestra Jovem do Estado toca no dia 6 de julho, com Cláudio Cruz; na mesma data, se apresenta a Sinfônica Municipal de Santos, dirigida por Luís Gustavo Petri. A Orquestra Sinfônica da USP, com Tobias Volkmann na regência e o violinista Guido Sant’Anna como convidado, é atração do dia 11 de julho. A Orquestra Experimental de Repertório, conduzida por Wagner Polistchuk e com o flautista João Vitor Mendes como solista, faz concerto no dia 20 de julho. E a Sinfônica Municipal de Campinas, com Carlos Prazeres à frente, toca no dia 27 de julho, novamente com Sant’Anna como solista. Há também grupos de fora de São Paulo.

A Filarmônica de Goiás toca no dia 19 de julho com Neil Thomson e a pianista Sonia Rubinsky. A Orquestra Sinfônica do Paraná, com Roberto Tibiriçá, é atração do dia 25 de julho. A Orquestra Filarmônica Catarinense, regida por Roberto Minczuk e com Pablo Rossi no piano, toca no dia 1º de agosto.

A música de câmara contará com a presença dos norte-americanos do Quarteto Ulysses, que apresentam obras de Beethoven e Mendelssohn, além de uma seleção de músicas folclóricas dinamarquesas (18 de julho). A lista de grupos convidados inclui ainda o Quinteto Villa-Lobos (9 de julho), o Quarteto Zahir (12 de julho), o Quarteto Camargo Guarnieri (dia 13 de julho), o Ubuntu (dia 23 de julho), a Camerata Grecco (dia 26 de julho) e o Brazilian Winds Ensemble (2 de agosto).

Claudia Feres será a regente da Camerata do Festival em programa com Mozart e Chopin (dias 12 e 13) Luis Otavio Santos vai comandar a Orquestra Bach do Festival em repertório dedicado a Vivaldi, Leclair e Bach (dia 13) e. A francesa Stéphanie-Marie Degand vai reger a Camerata do Festival em obras de Grétry e Schubert (dia 19), e, à frente da Orquestra do Festival, estarão o maestro russo Mikhail Agrest (dia 26) e o maestro espanhol Josep Caballé Domenech (dia 2 de agosto).

Além do Auditório Claudio Santoro, o festival ocupa outros palcos da Campos do Jordão. Na Capela do Palácio Boa Vista, por exemplo, vão se apresentar o Art String Quartet (com obras de Gubaidulina e Tchaikovsky), no dia 6; o Quarteto Camargo Guarnieri, com Fabio Zanon (Beethoven e Boccherini), dia 13; o Brazilian Winds Ensemble, que toca música francesa e brasileira no dia 2 de agosto.

No Parque Capivari, a Brasil Jazz Sinfônica toca com Guga Petri trilhas de cinema, no dia 12, que tem também concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba com Eduardo Pereira. A Ocam se apresenta no dia 13, com Ricardo Bologna e Lívia Nestrovski. No dia 19, William Coelho comanda o concerto da Orquestra Sinfônica Joseense e, no mesmo dia, a Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes faz concerto em que recebe o violista Iberê Carvalho e será regida pelo maestro Lelis Gerson.

No Espaço Cultural Dr. Além, que volta a receber atrações do festival, o Quinteto Villa-Lobos faz recital no dia 9 dedicado à música brasileira; professores e alunos se unem no dia 10, com repertório ainda a ser definido; e o Coro da Osesp se apresenta no dia 11, com regência de Kaique Stumpf e obras de Britten, Reger, Schumann, Villa-Lobos, Pizzetti, Ronaldo Miranda e Esther Scliar, entre outros.

A Orquestra do Festival durante concerto no Auditório Claudio Santoro na 54ª edição do evento, em 2024 [Divulgação/Íris Zanetti]
A Orquestra do Festival durante concerto no Auditório Claudio Santoro na 54ª edição do evento, em 2024 [Divulgação/Íris Zanetti]

 

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.