No próximo dia 15 de abril, a pianista Vera Astrachan completa 80 anos, celebrando uma importante trajetória dentro da música clássica brasileira. Com atuação marcante como solista, recitalista e camerista, Astrachan é reconhecida por sua musicalidade, rigor técnico e refinamento interpretativo, qualidades que a colocam como uma das grandes pianistas do país.
Nascida no Rio de Janeiro, Vera Astrachan foi aluna de Arnaldo Estrella e graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebendo medalha de ouro. Prosseguiu seus estudos na Europa e nos Estados Unidos, tendo sido orientada por renomados mestres como Hans Graf e Bruno Seidlhofer, em Viena; Ilona Kabos, em Londres; e Joaquin Nin-Culmell, em Berkeley.
Sua carreira internacional inclui apresentações em importantes centros musicais da Europa e dos Estados Unidos, como Viena, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, São Francisco e Los Angeles. Astrachan gravou para a BBC de Londres e para a Rádio e Televisão Francesa, e foi laureada com importantes prêmios, entre eles o Primeiro Prêmio no Concurso Backhaus (dedicado à obra de Beethoven), o Prêmio Jeunesses Musicales, em Berlim, e o Prêmio de Melhor Solista do Ano (1978), concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
No Brasil, atuou como solista das principais orquestras do país, sob regência de nomes como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte e Henrique Morelenbaum. Como recitalista, apresentouse em prestigiadas salas de concerto e, na música de câmara, manteve colaborações com artistas como o clarinetista Alain Damiens, o violoncelista Walter Michael Vollhardt e a violinista Elisa Fukuda, com quem forma um duo há mais de 30 anos.
Vera Astrachan fez também importantes estreias no país, como a da Sonata nº 4 de Francisco Mignone – tema de sua tese de mestrado na USP –, as Variações sobre um tema popular brasileiro de Lorenzo Fernandez, Les Djinns de César Franck e, em São Paulo, a Sinfonia nº 2 – The Age of Anxiety de Leonard Bernstein. Em 2004, lançou um CD dedicado a obras de Schumann e Ravel, elogiado pela crítica especializada.
A pianista continua ativa e tem compromissos agendados para o mês de junho e para o segundo semestre. Acompanhe a programação no Roteiro Musical da Revista CONCERTO.
![A pianista Vera Astrachan [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-vera_astrachan.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.