Já a Filarmônica de Viena confirmou que seguirá com a turnê prevista para os Estados Unidos sob o comando do maestro russo
O prefeito de Milão Beppe Sala anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 24, ter pedido ao maestro russo Valery Gergiev que se pronuncie oficialmente contra a invasão da Ucrânia por tropas russas. Caso ele se recuse, Sala pede sua demissão do Teatro Alla Scala, onde rege atualmente uma produção de A dama de espadas, de Tchaikovsky.
Gergiev é amigo próximo do presidente russo Vladimir Putin, assim como outros artistas russos, caso da soprano Anna Netrebko.
Segundo a imprensa italiana, Sala e o superintendente do Scala, Dominique Meyer concordaram, em uma carta enviada a Gergiev, que ele deve se pronunciar em prol da “resolução pacífica de conflitos após ter feito repetidamente declarações generosas com relação a Putin”.
O texto sugere que o pronunciamento é condição essencial para que ele permaneça como colaborador do Scala, um dos principais teatros do mundo.
A Orquestra Filarmônica de Viena, por sua vez, anunciou em comunicado oficial que não pretende alterar os planos de turnê pelos Estados Unidos, que acontece nos próximos dias, sob o comando justamente de Gergiev.
O texto, assinado por Daniel Froschauer, um dos diretores do grupoo, diz que a orquestra “tem uma parceria artística com o maestro Gergiev há décadas e isso está absolutamente em primeiro plano”. “A cultura não deve se tornar joguete de disputas políticas. Portanto, não comentaremos questões políticas relacionadas aos nossos maestros ou solistas. Para nós, a música sempre nos conecta e não nos separa.”
O comunicado se encerra afirmando que a orquestra condena qualquer tipo de violência e conflito e que não há mais nada a se dizer sobre o assunto.
Leia também
Notícias Marcos Balter vence Prêmio da American Academy of Arts and Letters
Notícias Osesp faz quatro concertos com trilhas de filmes e séries
Irineu Franco Perpetuo Cristian Budu: Beethoven para o terceiro milênio
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.