Estreia
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais faz, nos concertos dos dias 24 e 25, a estreia de Cenários improváveis, de Rogério Vieira. As apresentações têm ainda o Concerto para dois pianos, de Poulenc, com Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, e a Sinfonia de Franck.
Saberes das Águas
O Festival de Artes e Saberes das Águas tem três compromissos na semana, em Santos. Na quarta e na sexta, apresenta-se o Quarteto Martins Fontes. E, na quinta, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, com regência de Luis Gustavo Petri.
Brasileiros
Roberto Duarte, Ernani Aguiar e André Cardoso regem a Sinfônica da UFRJ na quarta, na Sala Cecília Meireles. O programa é dedicado à música brasileira, com obras de Braga, Guerra-Peixe, Mignone e a estreia de O pássaro mágico, de Pedro Lutterbach.
Duo Amal
Na Sala São Paulo, na quarta, a série de concertos internacionais da Tucca apresenta recital do Duo Amal, formado pelos pianistas Yaron Kohlberg e Bishara Haroni. No programa, obras de Kachaturian, Milhaud, Shostakovich e Gershwin.
Bruckner, 200
A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo apresenta na quinta e na sexta um programa em homenagem ao centenário de morte de Fauré, com o Réquiem, e ao bicentenário de Bruckner, com o Te Deum. Regência de Gabriel Rhein-Schirato.
Schubert
O barítono Matthias Goerne faz dois recitais no Teatro Cultura Artística, acompanhado do pianista Anton Mejias. Em ambos, o destaque é a música de Franz Schubert: na quinta, ele canta o ciclo Winterreise e, no domingo, Schwanengesang.
Osesp
Sob regência de Paolo Bortolameolli, a Osesp apresenta na quinta, na sexta e no sábado obras de Dvorák (Sinfonia nº 7), Gershwin (Abertura cubana), Gabriela Ortiz (Suíte para orquestra), Miguel Farias (Estallido) e Lorenzo Fernandez (Reisado do pastoreio).
Paraná
Em Curitiba, na quinta e no domingo, a Sinfônica do Paraná apresenta o Concerto para piano em formas brasileiras de Hekel Tavares, sob regência de Roberto Tibiriçá e com solos do pianista Cristian Budu. O programa tem ainda a Sinfonia nº 4 de Brahms.
Geneva Lewis
A violinista Geneva Lewis é a solista dos concertos que a Filarmônica de Minas Gerais faz na quinta e na sexta, sob regência de José Soares. Ela vai interpretar o Concerto de Strauss em um programa que tem ainda obras de Fauré e Borodin.
Concerto duplo
A Orquestra de Câmara de Curitiba faz concertos na sexta e no sábado na Capela Santa Maria. O violoncelista Rodrigo Andrade e o violinista Winston Ramalho tocam o Concerto para violino e violoncelo de Brahms, que será precedido do Quarteto nº 1, de Janácek.
Nabucco
O Theatro Municipal de São Paulo estreia na sexta a ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, em montagem dirigida por Christiane Jatahy. Alberto Gazaele e Brian Major revezam-se no papel-título. Roberto Minczuk assina a direção musical do espetáculo.
Guarnieri
A Orquestra Sinfônica da USP participa, no sábado, da série Concertos Matinais da Sala São Paulo. O grupo vai apresentar Festa das igrejas, de Francisco Mignone, e a Sinfonia nº 1, de Camargo Guarnieri. Tobias Volkmann rege as apresentações.
Piracicaba
Em Piracicaba, no sábado, a Sinfônica de Piracicaba recebe o maestro Miguel Campos Neto para apresentar um programa com Melusine, da compositora de Luxemburgo Albena Petrovic, e a Sinfonia nº 5, de Tchaikovsky.
Rafael Aguirre
A série de violão do Teatro Cultura Artística apresenta no sábado recital do violonista Rafael Aguirre. O repertório da apresentação inclui obras de Bach, Mendelssohn, Agustin Barrios, Chopin, Paco de Lucia, Luiza Bonfá, Pedro Elias Gutierrez e Agustin Lara.
Trio Callas
Também no Cultura Artística, no domingo, apresenta-se o Trio Callas, formado pelo violinista Miguel Rocha, o violoncelista Lucas Garcia Muramto e a pianista Bella Schütz. O programa tem a estreia latino-americana de Portais brasileiros nº 5, de André Mehmari.
Coro da Osesp
Na Sala São Paulo, no domingo, o Coro da Osesp faz concerto matinal sob regência de William Coelho. O grupo apresenta obras de Morten Lauridsen, Eric Whitacre, Gilberto Gil, Leo Brouwer, Aylton Escobar, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos, entre outros.
Schubert
Também na Sala São Paulo e no domingo, o Festival Schubert apresenta recital de câmara com músicos da Osesp e o pianista Fernando Tomimura. Eles vão interpretar obras como o quinteto A Truta, o quarteto A morte e a donzela e o Octeto em fá.
Clique aqui para consultar a programação completa do Roteiro Musical do Site CONCERTO
Leia também
Notícias ‘Orquestras em pauta’ lança Manifesto de Belo Horizonte
Notícias Matthias Goerne canta ciclos de Schubert no Teatro Cultura Artística
Notícias Angelina Jolie vive Maria Callas em filme sobre a soprano
Notícias Jocy de Oliveira lança o livro ‘Alucinações biográficas’ em São Paulo
Notícias Festival Pianístico realiza sétima edição em Joinville
Crítica Música para nossos dias, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.