Agenda da semana tem a Orquestra Petrobras Sinfônica no Rio de Janeiro e em São Paulo, com Isaac Karabtchevsky; os pianistas Pablo Rossi, Ronaldo Rolim e Cristian Budu; Sinfônica Heliópolis com Ira Levin; o encerramento do Festival de Inverno de Campos do Jordão; e estreia de obra de Silvia Berg na programação de música de câmara da Osesp.
Segunda-feira, dia 28 de julho
O pianista Pablo Rossi faz recital na Estação Motiva Cultural pela programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele vai apresentar obras de Schubert (Quatro improvisos op. 90 e Fantasia Wanderer) e Eduardo Frigatti (Tocata e fuga).
Terça-feira, dia 29 de julho
A Orquestra Sinfônica Brasileira faz concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência do maestro José Soares. O programa tem a Sinfonia nº 7 da compositora Emilie Mayer e O pássaro de fogo, de Stravinsky.
Quarta-feira, dia 30 de julho
A Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky e com o pianista Cristian Budu como solista do Concerto para piano nº 1 de Tchaikovsky, de quem será tocada ainda a Sinfonia nº 5.
Na Sala Cecília Meireles, Claudio Cruz rege a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro em concerto que terá o trombonista Darrin Milling como solista em Invenções brasileiras nº 1, de Juliana Ripke. O programa tem ainda obras de Carlos Gomes e Nepomuceno.
Em São Paulo, no Theatro Municipal, Ira Levin rege a Orquestra Sinfônica Heliópolis em um programa russo. O repertório inclui a Suíte nº 3 op. 55 de Tchaikovsky e a pouco interpretada Sinfonia nº 5 de Glazunov.
A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo recebe, na quarta e na quinta, o maestro Dino Nugent e a soprano Lorena Pires para o programa The Afro-American Symphony, com obras de Florence Price, Samuel Coleridge-Taylor e William Grant Still.
Quinta-feira, dia 31 de julho
Após se apresentar em São Paulo e em Campos do Jordão com a Orquestra do Festival de Campos do Jordão, o pianista Ronaldo Rolim faz recital solo na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. No programa, obras de Scriabin, Villa-Lobos e Chopin.
No Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta o concerto de premiação do 4º Concurso Joaquina Lapinha. A regência é de Priscila Bomfim. Os solistas são: Elisa Braga, Livia Berrêdo, Mikael Coutinho, Carlos Eduardo Santos e João Campello.
Sábado, dia 2 de agosto
Nicolas Rauss rege a Orquestra Sinfônica da USP em um programa que terá o violoncelista André Micheletti como solista no Concerto para violoncelo nº 1 de Saint-Saëns. O programa tem ainda obras de Mendelssohn e de Roussel.
No Teatro Cultura Artística, a Orquestra Petrobras Sinfônica faz concerto de celebração pelos seus 50 anos. Isaac Karabtchevsky rege o grupo na abertura de La gazza ladra, de Rossini, e na Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky.
![O maestro Isaac Karabtchevsky [Tomaz Silva/Agência Brasil]](/sites/default/files/inline-images/w-isaac_karabtchevsky_0_0.jpg)
Antonio Borges-Cunha é o maestro convidado do concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre na Casa da Ospa. O programa tem como destaque Pedra mística, do próprio Borges-Cunha, com solistas como a soprano Marly Montoni e o tenor Flavio Leite.
Domingo, dia 3 de agosto
A Orquestra Sinfônica do Paraná faz concerto no Teatro Guaíra dedicado a Prokofiev. Guido Sant’Anna será o solista no Concerto nº 2 e o grupo toca também a Sinfonia nº 5 do compositor. A regência é do maestro Christian Vásquez.
Na Sala São Paulo, a Orquestra do Festival de Campos do Jordão apresenta programa sob regência de Josep Caballé-Domenech. No repertório, obras de Strauss, Dvorák e Gabriela Ortiz, com solos do violoncelista Kim Bak Dinitzen.
Wagner Polistchuck rege a Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo no programa Rapsódia Boêmia. O Check Accordion Trio será solista em Contos de fada, de Václav Trojan, e em Chamamé, de Catarina Domenici.
No Teatro J. Safra, Emiliano Patarra rege a Orquestra Filarmônica Senai-SP. O programa tem obras de Mozart – a abertura de Don Giovanni e a Missa da coroação – e a Sinfonia nº 7 de Beethoven. Com Coral A Tempo, Coral Vozes Paulistanas e Collegium Musicum.
A temporada do Teatro Cultura Artística tem continuidade nos dias 3, 4, 6 e 7, com apresentações da Concertgebouw Chamber Orchestra, que vem ao Brasil acompanhada pela violinista Antje Weithaas para tocar obras de Mendelssohn, Mozart, Ravel e Shostakovich.
Na série Câmara Osesp, músicos da orquestra fazem a estreia mundial de obra encomendada pela orquestra, Raízes, de Silvia Berg, com Camila Yasuda, Alexandre Rosa, Sérgio Burgani, Romeu Rabelo, Marcos Motta, Darcio Gianelli e Ricardo Bologna.
Clique aqui para acompanhar a agenda completa no Roteiro do Site CONCERTO
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.