Prepare-se: os destaques da programação musical da semana

por Redação CONCERTO 01/12/2025

Programação da semana tem ópera Wozzeck, com a Osesp; concerto da Orquestra Jovem do Estado, Rachmaninov em Brasília e Goiânia; João e Maria, em Porto Alegre; e Shostakovich em Belo Horizonte 

Segunda-feira, dia 1º 

O quarteto de saxofones Sigma Project, da Espanha, apresenta o programa Uma viagem utópica: música de ontem e de hoje, que inclui a estreia em São Paulo de Tambor, de Rodrigo Lima, além de obras de Scarlatti, Gesualdo e Philip Glass.

Terça-feira, dia 2

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta nesta semana, nos dias 2, 4 e 6, a ópera Wozzeck, de Alban Berg. A direção musical é de Thierry Fischer e a direção cênica, de André Heller-Lopes. O britânico Robin Adams interpreta o papel-título.

Quinta-feira, dia 4

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro recebe a pianista Kristina Miller para interpretar os concertos para piano nº 2 e nº 4 de Rachmaninov no Teatro Nacional Claudio Santoro. A regência é de Claudio Cohen.

Em Belo Horizonte, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz um dos seus concertos mais aguardados do ano. O grupo vai  interpretar, sob regência do maestro Fabio Mechetti, a Sinfonia nº 7 – Leningrado, de Shostakovich.
 
Sexta-feira, dia 5

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro será regida, na Sala Cecília Meireles, pelo maestro José Soares. A solista será a pianista Olga Kopylova, que toca a Rhapsody in Blue, de Gershwin. O programa tem ainda obras de Carlos Gomes e Tchaikovsky. 

Em São Paulo, a Orquestra do Theatro São Pedro apresenta e grava algumas importantes obras do compositor, multi-instrumentista e filósofo musical Tanka Fonta, em parceria com a Bienal de Arte de São Paulo. A regência é do maestro Carlos Moreno. 

Em Goiânia, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz seu concerto de encerramento da temporada. Neil Thomson rege a abertura de Ruslan e Ludmila, de Ginka, e a Sinfonia nº 2 de Rachamaninov , no Teatro Goiânia.

Em Vitória, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo volta ao palco do Teatro Carlos Gomes, recém-reinaugurado, para concerto com obras de Shostakovich, Lina Pires de Campos e Cibelle Donza. Regência de Helder Trefzger. 

Sábado, dia 6

A série Aprendiz de Maestro, da Tucca, apresenta o espetáculo Papai Noel sumiu!, no Teatro Cultura Artística, com repetição no domingo, dia 7. João Maurício Galindo rege e Paulo Rogério Lopes assina a direção e os textos.

A  Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra de Câmara da ECA/USP fazem concerto para arrecadas alimentos e brinquedos para o Natal. O programa será regido pelos diretores dos dois grupos, Tobias Volkmann e Ricardo Bologna.

A Cisne Negro Cia. De Dança, sob direção artística de Danny Bittencourt, abre a temporada do balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky, no Auditório Ibirapuera. A temporada segue diariamente até o dia 14. 
   
Em Porto Alegre, a Companhia de Ópera do RS (Cors) apresenta a ópera João e Maria, de Engelbert Humperdinck. Camila Bauer assina a concepção e a direção cênica. Gabriel Rhein-Schirato assume a direção musical e a regência do espetáculo. Reapresentação no domingo,

Em São Paulo, a Academia de Ópera do Theatro São Pedro faz recital de gala, com programa que tem como destaque trechos de A noiva do mar, de Lycia De Biase Bidart, além de passagens de célebres óperas do repertório.

Domingo

Na série Concertos Matinais da Sala São Paulo, a Camerata Fukuda faz apresentação com o maestro Celso Antunes e a violinista Elisa Fukuda como solista. Entre os destaques, o programa tem o balé Apollon Musagète, de Stravinsky.

No Theatro Municipal de São Paulo, a atração é a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que faz apresentação especial de final de ano ao  lado do Coral Heliópolis. A regência do concerto é do maestro Edilson Ventureli.

Na Sala São Paulo, a Orquestra Jovem do Estado faz concerto no qual revela os vencedores do Prêmio Ernani de Almeida Machado, dedicado a bolsistas do grupo. Cláudio Cruz, diretor da orquestra, rege o programa com obras de Borodin e Stravinsky.


Veja a programação completa da semana no Roteiro do Site CONCERTO


A Orquestra Jovem do Estado [Divulgação]
A Orquestra Jovem do Estado [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.