Sala com 550 lugares terá concertos e espetáculos de outras linguagens artísticas; “música clássica é coisa de favela, sim!”, afirmou Edilson Ventureli
Um concerto com a Sinfônica Heliópolis, orquestra de ponta do Instituto Baccarelli, abriu na terça-feira, dia 25 de novembro, o novo Teatro Baccarelli. A apresentação estava prevista para ser dirigida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do instituto. Karabtchevsky, que completa 91 anos em dezembro, subiu ao palco com a batuta na mão. Mas, já no pódio, sentou-se, pegou o microfone e fez uma comovente fala. Disse que estava muito feliz com o novo teatro, porém que estava sofrendo de intensas dores lombares que o impediam de reger. Diante do teatro em absoluto silêncio, o maestro falou, pausadamente e em voz grave, algumas frases soltas sobre o shiatsu – terapia oriental ancestral para aliviar dores –, sobre sua profunda relação com a música e sobre a transcendência da arte. Em seguida, fez soar um meditativo acorde de sol menor na orquestra. Por fim, despediu-se e, amparado, desceu à plateia, de onde assistiu ao concerto.
A noite de inauguração do novo teatro começou com um longo discurso do maestro Edilson Ventureli, CEO do Instituto Baccarelli e um dos grandes líderes do projeto. Ventureli afirmou que a ideia do teatro era um sonho antigo, muitas vezes visto com preconceito pela comunidade musical. “Música clássica é coisa de favela, sim!”, disse. “Vamos trazer a música clássica para cá, para dentro da favela. Mas não só música clássica. Este palco é de todos. Aqui também será o palco dos artistas periféricos, do funk, do hip hop, do rap e do trap.” Ventureli destacou ainda que o teatro trará seu poder de transformação e esperança, criando oportunidades para moradores da comunidade e contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Com a impossibilidade de Karabtchevsky, foi o próprio maestro Ventureli quem assumiu a regência do concerto. O programa teve a abertura de O franco atirador, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia nº 8, de Dvorak.
Com projeto acústico do escritório de José Augusto Nepomuceno – o mesmo responsável pela Sala São Paulo e pelo novo Teatro Cultura Artística –, o Teatro Baccarelli deu provas, já neste concerto inaugural, de que tem uma reverberação muito adequada, com boa interação do volume sonoro. Os diferentes naipes soraram bem e equilibrados, as cordas com boa amálgama e os sopros e percussão destacados e com presença. A impressão geral é de que a sala tem um ótimo potencial acústico. Pelo suas dimensões – especialmente pela grande altura do teto – é provável que o teatro responda bem tanto ao repertório de câmara quanto ao repertório clássico e romântico.
O teatro possui 550 poltronas coloridas. Ele é despojado e bonito, não tem coxias, mas dispõe de um fosso de orquestra, o que possibilitará a apresentação de óperas e espetáculos de dança. O saguão que dá acesso à sala liga-se lateralmente ao prédio do Instituto Baccarelli, onde ficam o restaurante, os banheiros, o grande salão para os ensaios da orquestra e, nos pisos superiores, as salas de aula. Assim, o novo teatro também terá a fundamental missão de dar apoio às atividades pedagógicas do instituto, que hoje atende gratuitamente mais de 1.600 alunos e mantém quatro orquestras e 19 corais.
A inauguração do novo Teatro Baccarelli coroa o extraordinário trabalho pedagógico e musical do Instituto Baccarelli, que, inspirado pelo já falecido maestro Silvio Baccarelli, há mais de 30 anos produz um impacto social profundo em uma das áreas mais carentes e vulneráveis de São Paulo. Sem dúvida, o novo teatro representa uma injeção de esperança e a abertura de um novo horizonte para a comunidade de Heliópolis.
Para além disso, o trabalho e o novo teatro do Instituto Baccarelli devem ser celebrados como mais um caso de sucesso de uma das mais importantes políticas públicas brasileiras para o fomento à cultura – e, por extensão, à promoção social –, a Lei Rouanet. É por meio dela que o Instituto Baccarelli realiza o seu trabalho, e é ela que possibilitou a captação dos recursos que bancaram grande parte dos cerca de R$ 48 milhões investidos no novo teatro.
Parabéns ao maestro Edilson Ventureli, aos professores do instituto, a toda equipe e aos colaboradores. A inauguração do Teatro Baccarelli junto à comunidade de Heliópolis é sem dúvida um marco histórico! Com sua nova sala, o Instituto Baccarelli dá mais um grande passo para expandir seu trabalho de educação musical e promoção social.
Veja abaixo fotos do novo Teatro Baccarelli na noite da inauguração (Revista CONCERTO)



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