Destaques da programação incluem a estreia da ópera Ritos de perpassagem, de Flo Menezes, no Theatro São Pedro; concerto da Heliópolis Sinfônica, do Instituto Baccarelli, com o pianista Marcelo Bratke, no Theatro Municipal de São Paulo; apresentação conjunta da Ocam com a Orquestra Mundana Refugi no Auditório Ibirapuera; a estreia do balé Coppélia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e a celebração de 37 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia no Teatro Castro Alves, em Salvador, com o maestro Carlos Prazeres e o pianista Leonardo Hilsdorf.
NeutrinÓpera
O compositor Flo Menezes estreia esta semana, no dia 27, Ritos de perpassagem, que ele define como uma “NeutrinÓpera”. Encomendada pelo Theatro São Pedro de São Paulo, ela encerra a temporada lírico do palco este ano. A direção cênica é de Marcelo Gama e a regência, de Ricardo Bologna, à frente da orquestra do teatro e do Piap, grupo convidado. Na quarta, há ensaio aberto ao público.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Bratke e Heliópolis Sinfônica
O pianista Marcelo Bratke, nome de destaque do cenário musical brasileiro, é o convidado do concerto do próximo domingo, dia 29, que a Orquestra Heliópolis Sinfônica, do Instituto Baccarelli, faz no Theatro Municipal de São Paulo. Ele vai interpretar o Concerto nº 3 para piano e orquestra de Prokofiev, de quem o grupo toca ainda, sob regência de Edilson Ventureli, a suíte Tenente Kijé.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Mundana Refugi
A Orquestra de Câmara da USP faz, no dia 27, no Auditório Ibirapuera, um concerto ao lado da Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos refugiados que vivem em São Paulo, vindos de diferentes partes do mundo. A apresentação será liderada por Gil Jardim e pelo criador da Mundana Refugi, Carlinhos Antunes, com um programa que busca mostrar a diversidade cultural que é a essência do grupo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Coppélia
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta, a partir do dia 26, o balé Coppélia, com coreografia de Enrique Martinez, direção de Dalal Achcar e regência de Tobias Volkmann. Os solistas serão os bailarinos Claudia Mota, Renata Tubarão, Cícero Gomes, Felipe Moreira, Alef Albert e Tindaro Silvano. Coppélia é um dos mais importantes balés do repertório, inspirado em contos de E.T.A. Hoffmann.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Osba, 37 anos
A Orquestra Sinfônica da Bahia celebra esta semana, com apresentação no dia 29 no Teatro Castro Alves, em Salvador, seu aniversário de 37 anos. A regência é do diretor artística Carlos Prazeres, e o solista é o pianista brasileiro Leonardo Hilsdorf, que vai interpretar o Concerto para piano e orquestra nº 2 de Saint-Saëns. O programa conta ainda com a Sinfonia nº 1 de Tchaikovsky.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO