O Projeto Sinos lançou na sexta-feira, dia 30, o primeiro concerto gravado ao vivo pela Orquestra de cordas da UFRJ. No repertório estão obras de Guerra-Peixe (In Moderato), Ernani Aguiar (Três batuques de Cataguases) e João Guilherme Ripper (Suíte para cordas).
O Sinos – Sistema Nacional das Orquestras Sociais do Brasil – nasceu como parceria entre a Funarte e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu objetivo é oferecer auxílio a projetos de formação musical e inclusão social de todo o país.
São várias as ações previstas, como aulas, palestras e a realização de festivais. E um dos destaques é a encomenda de obras a serem apresentadas pelos grupos musicais dos projetos. As partituras estarão à disposição e orquestras irão gravar as obras, oferecendo leitura de referência.
Neste primeiro concerto gravado, com regência de André Cardoso e Thiago Santos, estão duas delas, as de Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper.
A série Concertos Sinos contará com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, e também de alguns dos compositores, que farão comentários sobre suas obras.
Ela se soma ao Projeto Orquestra, uma das linhas de ação do Sinos, que promove a capacitação de alunos na prática de conjunto, com a abordagem do repertório brasileiro e universal sob a orientação de professores de instrumentos e regência.
Leia mais
Notícias Orquestra do Concertgebouw faz festival on-line dedicado a Beethoven
Notícias Mostra na Fundação Clóvis Salgado aproxima ópera e cinema
Notícias Filarmônica de Minas Gerais volta receber público para concertos
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.