O compositor brasileiro Rafael Marino Arcaro estreou em julho, no Queen Elizabeth Hall de Londres, a sua mais nova obra, um Concerto para violino. O evento marcou o encerramento do programa Young Composers 2021-2022 da London Philharmonic Orchestra (LPO), que apresentou, além da composição de Marino Arcaro, outras quatro estreias. A gravação do concerto acaba de ser lançada no YouTube (clique aqui para assistir).
O programa Young Composers visa apoiar a formação de novos compositores para orquestra e tem direção do compositor em residência da LPO, Brett Dean. Durante uma temporada, os cinco selecionados acompanham as atividades da orquestra e criam um novo trabalho, que então é apresentado por músicos do Foyle Future First e da LPO, sob direção de Dean.
O Concerto para violino de Marino Arcaro teve como solista Kate Oswin. Com duração de cerca de 13 minutos, é uma partitura de escrita moderna, de grande invenção e expressividade, que prende a atenção.
Marino Arcado estudou Filosofia da Comunicação e Cinema na Faap. Fez estudos de música com a professora Marisa Ramires Rosa de Lima e com o violonista Paulo Martelli. Depois mudou-se para Londres, onde fez o seu mestrado em composição na Royal Academy of Music, com auxílio da Lena S. B. Pritchard Green Award e do Ismena Holland Prize. Atualmente trabalha em seu doutorado no King’s College London sob orientação do compositor George Benjamin. Marino Arcaro também é artista selecionado pela Orquestra Sinfônica de Londres para o Panufnik Composers Scheme na temporada 2022/23.
Em 2019, a GuitarCoop lançou o seu Concerto Apinayé para violão e orquestra (clique aqui para assistir), uma encomenda do Audentia Ensemble e da Royal Academy of Music. Na época o violonista Fábio Zanon afirmou que se tratava de uma “estreia marcante e uma ocasião importante para o violão e a música brasileira”.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.