Retrospectiva 2019: Ligia Amadio

por Redação CONCERTO 19/01/2020

Depoimento colhido na primeira quinzena de dezembro de 2019
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“Gostaria de falar sobre o que modestamente pude fazer pela música brasileira. Na temporada 2019, a Filarmônica de Montevidéu interpretou o Concerto para piano op 10, de Henrique Oswald (com Nahim Marun), Bachianas brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, O Garatuja, de Nepomuceno, Sinfonia nº 9, de Santoro, Concertino para clarinete, de Mignone, Concerto carioca nº 2, de Gnattali (com  Hercules Gomes, Danilo Penteado, Lucas Casacio), Alvorada, de Carlos Gomes, obras de Edu Lobo, Gilson Santos e Gilberto Gagliardi (com o São Paulo Brass Trio e Quinteto Porto Alegre), além de um programa com o saxofonista Leo Galdelman. Na Islândia, realizei a première da Bachiana nº 7 com a interpretação da Iceland Symphony Orchestra. Na Tailândia, a Abertura concertante, de Guarnieri, com a Thailand Philharmonic. Na Jordânia, um concerto de música brasileira e jordaniana. Com a Osusp, um programa arrojado, que incluiu Suite Pernambucana nº 2, de Guerra--Peixe, e o Concerto carioca nº 2, de Gnattali. No Uruguai, festejamos o 60º aniversário do primeiro concerto da Filarmônica de Montevidéu com um concerto com Assim falou Zaratustra de Strauss e o Imperador de Beethoven. Além disso, promovemos a realização do I Concurso Internacional Jovens Solistas OFM, com 69 candidatos de 12 países. Não posso deixar de mencionar minha visita a Roterdã, onde estive por ter sido indicada para o Classical: NEXT 2019 Innovation Award. Assinalo, por fim, a que tenho por minha realização pessoal mais significativa: a descoberta de um manuscrito do Concerto para piano de Henrique Oswald em Florença, tema de minha pesquisa de doutorado.”

Ligia Amadio, regente titular e diretora artística da Orquestra Filarmônica de Montevidéu

 

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