Retrospectiva 2019: Myrian Dauelsberg

por Redação CONCERTO 18/01/2020

Depoimento colhido na primeira quinzena de dezembro de 2019
­
“A Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais, mantendo sua tradição de revelar novos nomes ao lado de artistas consagrados, apresentou em 2019 estreias do pianista Alexandre Tharaud e do bandolinista Avi Avital com sua orquestra L’Arte del Mondo. A Dell’Arte apresentou ainda solistas do gabarito de Pavel Nercessian e Antonio Meneses e a Orquestra Sinfônica de Montreal com Kent Nagano. A temporada foi encerrada com Sir John Eliot Gardiner à frente do Monterverdi Choir e do English Baroque Soloists, numa noite de grande emoção. Em concertos avulsos, destaque absoluto para o recital da pianista Maria João Pires, que ofereceu momentos de pura música e grande beleza. A surpresa da temporada foi o concerto do violinista Pinchas Zukerman como solista e regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que, preparada pelo violinista Daniel Guedes, surpreendeu o público com sua qualidade. No terreno da dança, a Dell’Arte realizou uma importante turnê brasileira do Balé Nacional da China, bem como da Compañia Antonio Gades, que apresentou Carmen e Fuente Ovejuna. Devemos mencionar, ainda, o consagrado Ballet Jazz de Montreal e o retorno do Kataklò Athletic Dance Theatre. O Festival de Inverno de Nova Friburgo teve sua 19ª edição, e a tradicional Série Jazz All Nights se inicou com o show TimeLine do PianOrquestra, dirigido por Claudio Dauelsberg. Encerrando as atividades do ano, o Instituto Dell’arte, criado para apoiar projetos de cunho social, apresentou uma temporada natalina do balé O quebra-nozes com a Cia. Bemo. A Dell’Arte termina o ano tendo cumprido todos os espetáculos e os concertos anunciados, confirmando seu lema: ‘Espetáculo anunciado é espetáculo realizado!’”

Myrian Dauelsberg, diretora da Dell’Arte

Curtir