Depoimento colhido na primeira quinzena de dezembro de 2019
“Apesar do ano atípico, demos continuidade à missão do Musica Brasilis no sentido de resgatar e difundir partituras brasileiras de todos os tempos. O acervo cresceu: agora são 1.600 partituras de cerca de 250 compositores. O número de acessos tem crescido, e o portal é mensalmente consultado por mais de 30 mil usuários de todo o mundo. Especial atenção tem sido dada à produção das compositoras mulheres, sobre as quais tive a oportunidade de falar durante evento realizado na sede da Unesco em Paris. Há no portal uma parcela da produção de 25 compositoras brasileiras, inclusive da querida Jocy de Oliveira, que temos a honra de ter no conselho do Instituto. Em julho e agosto, realizamos a sexta edição da exposição interativa Musica Brasilis em Ipatinga. O festival Baroque in Rio, realizado com apoio da embaixada da França no Brasil, foi um sucesso que se repetirá em 2020. Ao lado de grandes nomes da música barroca francesa – Olivier Baumont (cravo) e Julien Chauvin (violino barroco) –, tocamos pela sexta vez o concerto para quatro cravos de J. S. Bach na Sala Cecília Meireles, lotada. Em 2020, iniciamos um projeto de três anos para editar 5 mil partituras, incluindo obras em domínio público de Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Leopoldo Miguez e outros grandes nomes. Todas as partituras ficarão gratuitamente disponíveis com partes separadas. Algumas das obras serão gravadas no âmbito do projeto Brasil em Concerto, com quem estamos em estreita colaboração. Gostaria de aproveitar para parabenizar à CONCERTO pela importante atuação, sem a qual não teríamos veículo para divulgar nossas ações. Vida longa!”
Rosana Lanzelotte, diretora do projeto Musica Brasilis