A Sala Cecília Meireles promove neste final de semana a estreia mundial de cinco obras, em programas dedicados à criação contemporânea.
Hoje, o Abstrai Ensemble vai apresentar Entre dedos e bocas, de Arthur Kampela; Quatro estações brasileiras, de Zulema de la Cruz; Sem ar, os olhos pesam, fechados, de Alexandre Ficagna; e Nênia carioca, de Maurício de Bonis.
O concerto faz ainda uma homenagem ao centenário de Gilberto Mendes, com Urubuqueçaba, uma das muitas peças inspiradas na cidade de Santos, onde o compositor nasceu e viveu. E inclui a Suíte para voz e violino, de Villa-Lobos, e Dmaathen, de Iannis Xenakis, outro autor de quem é lembrado em 2022 o centenário.
A apresentação será transmitida pela TV Alerj e pelo canal da Sala no YouTube:
Amanhã, dia 11, será a vez da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa promover a estreia mundial da Fantasia concertante para violino e orquestra de câmara de Aluísio Didier.
O solista será o violinista Daniel Guedes, que também rege a apresentação: o repertório inclui ainda a abertura da ópera O ouro não compra o amor, de Marcos Portugal, e a Sinfonia nº 7 de Beethoven.
Pela Série Contemporânea, a Sala recebe no dia 15 um recital da pianista Gilda Oswaldo Cruz. Ela abre o programa com as Três peças op. 11 de Schoenberg; em seguida, toca a Sonata op. 1 de Alban Berg e a Sonata nº 3 de Claudio Santoro. A apresentação se encerra com a Batucada de Francisco Mignone.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Opinião Ataque à Lei Rouanet ameaça atividades culturais, por Nelson Rubens Kunze
Notícias Maestro Gil Jardim é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP
Entrevista “Quando leio sobre feminicídio, penso: mais uma Carmen que se foi”, diz Luciana Bueno
Notícias Rio de Janeiro ganha uma nova orquestra, a Rio Villarmônica
Crítica Na “Aida” do Theatro Municipal de São Paulo, tempos de guerra, por João Luiz Sampaio
Opinião ‘Café’ e a atualidade da ópera em São Paulo, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.