Sergiu Celibidache será retratado em filme; ouça gravações marcantes do maestro

por Redação CONCERTO 19/09/2021

O maestro romeno Sergiu Celibidache será tema de um filme, The Yellow Tie, que será produzido ao longo do ano que vem. O regente será vivido pelo ator John Malkovich. “Estou empolgado e honrado com a oportunidade de interpretar Celibidache. Um talento singular e único, ele foi um dos grandes visionários do século XX. Interpretá-lo em anos finais será uma jornada desafiadora e fascinante”, disse o ator à revista Variety.

O roteiro do longa foi escrito pelo filho do regente, Serge Ioan Celibidache, em parceria com James Olivier, que assina a direção e a produção executiva.

Celibidache nasceu em 1912 na Romênia. Desde cedo estudou piano, mais tarde também filosofia e matemática. Em 1936 muda-se para Berlim na Alemanha, onde se forma em música e em filosofia. Entre 1945 e 1952, foi principal regente da Filarmônica de Berlim. Mais tarde, ocuparia postos em grupos como a Orquestra da Rádio de Estocolmo, a Orquestra Nacional da França e a Filarmônica de Munique.

Foi com a orquestra alemã que desenvolveu uma ligação artística profunda, fazendo do grupo um dos mais importantes do mundo. Controverso, Celibidache deixou número muito reduzido de gravações em estúdio. Acreditava que a verdadeira música era aquela feita ao vivo – uma posição filosófica e técnica, pois sentia que o disco pasteurizava o som dos instrumentos, criando uma realidade artificial. Assim, sua discografia, na qual se destaca o registro das sinfonias de Bruckner, é composta de concertos ao vivo.

Veja abaixo uma seleção deles.

The Garden of Celibidache
Documentário assinado pelo filho do maestro a respeito de sua trajetória artística. Foi lançado em 1996, ano da morte de Celibidache.

 

Bruckner: Sinfonia nº 7
Registra com a Filarmônica de Berlim, exemplo da relação estreita que tinha com a obra do compositor, que gravaria também com a Filarmônica de Munique.

 

Bruckner: Sinfonia nº 9 – Ensaio
Experiência fascinante é acompanhar as gravações dos ensaios de Celibidache. Felizmente, há vários deles disponíveis, como esse, no qual prepara a Nona de Bruckner. Veja aqui

Wagner: Abertura de Tannhäuser
Em especial nos últimos anos de carreira, Celibidache passa a adotar andamentos mais lentos, dando à música novas dimensões de intensidade, como nessa gravação de Wagner.

 

Tchaikovsky: Sinfonia nº 5
Aqui, Celibidache, à frente da Filarmônica de Munique, desafia o ouvinte a acompanhar uma leitura pessoal, que coloca ênfases em recantos escondidos da partitura.

 

Leia também
Notícias
 Prepare-se: onze concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Websérie vai contar história do Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Theatro São Pedro lança programa de formação para composição de ópera
Notícias Sala Cecília Meireles promove conversa sobre o Concurso de composição de ópera do Fórum ODM

O maestro Sergiu Celibidache [Reprodução YouTube]
O maestro Sergiu Celibidache [Reprodução YouTube]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.