Em seus últimos concertos de março, nos dias 27, 28 e 29, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo recebe a pianista Sonia Rubinsky e o maestro Roberto Minczuk para dar início ao projeto de interpretação e gravação dos cinco concertos para piano de Villa-Lobos.
O primeiro será o quinto concerto, o mais curto deles, pelo qual começou também o trabalho de edição das obras, que Rubinsky está realizando ao lado do Centro de Documentação da Osesp e do musicólogo Manoel Corrêa do Lago.
“Os concertos são cinco – e mais ou menos tardios. São obras em que ele escreveu as notas e colocou algumas indicações de performance, mas está faltando coisa. Ele não colocou tudo. Por isso é um pouco enigmático. Tem muito mais anotação musical, por exemplo, no Rudepoema, que está cheio de articulação, dinâmica, às vezes quase nota por nota. Isso, aliás, também é enigmático e deve ser decifrado”, contou a pianista em entrevista a Irineu Franco Perpetuo, publicada na edição de março da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes].
“Se você fizer literalmente o que está escrito na partitura, tudo é forte. O Rudepoema tem rinforzando em todo lugar, sforzando em todo lugar, acento em todo lugar… Se for tocar tudo fortíssimo, perde a riqueza do contraponto, da justaposição de vozes. É preciso entender isso, senão não se cria esse mundo sonoro maravilhoso de Villa-Lobos. Ele falou: ‘Eu sou a floresta’. Quando você entra, na imaginação, na floresta amazônica, há aquela multitude de árvores. Essa atmosfera pode ser opressora, pode ser úmida, mas não existe um sentido que sobrepuja o outro. Todos são estimulados ao mesmo tempo. E esse estímulo você tem, como artista, que organizar. Porque senão não é arte.”
Os concertos desta semana têm ainda a estreia de uma obra encomendada pela Osesp: Kurupira: o guardião da natureza, de Esteban Benzecry, argentino que tem desenvolvido interessante trabalho com grupos brasileiros. Em seguida, serão apresentadas Meia lágrima, obra de Elodie Bouny inspirada em poema de Conceição Evaristo, e as Danças sinfônicas de Rachmaninov.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Theatro Municipal do Rio divulga temporada e aguarda concurso para preencher vagas
Notícias Orquestras se unem no Theatro Municipal de São Paulo para sinfonia de Shostakovich
Especial Compositoras em foco: Jennifer Higdon
Crítica Osesp, Hamelin, Fischer: precisão, expressividade e musicalidade, por João Marcos Coelho
Crítica Um banquete musical, por Ana Cursino Guariglia
![A Osesp sob regência de Roberto Minczuk na Sala São Paulo [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-OSESP-e-Roberto-Minczuk-1024x683.jpg.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.