Temporadas 2020 e homenagens a Beethoven são destaques da Revista CONCERTO de outubro

por Redação CONCERTO 01/10/2019

Beethoven! Beethoven! Beethoven! Em 2020, comemoram-se os 250 anos de Beethoven. E a obra do compositor estará ainda mais presente do que de costume nas temporadas de orquestras e teatros em todo o mundo – incluindo o Brasil.

As programações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Cultura Artística e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais são prova disso. E, na edição de outubro da Revista CONCERTO, os jornalistas João Luiz Sampaio e Camila Fresca mostram o que as instituições estão preparando para o próximo ano.

Na seção Em Conversa, o maestro Ira Levin, que acaba de assumir o posto de regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fala com o jornalista Irineu Franco Perpetuo sobre os planos para o teatro. 

“Nos últimos anos, só houve notícias negativas do teatro, e precisamos mudar essa percepção. Há muitos desafios. Em compensação, tenho uma infraestrutura humana, uma equipe musical e de orquestra que não tive em São Paulo nem em Brasília. Essa é a grande diferença. E consegui mudar as coisas nesses lugares mesmo sem ter isso. A orquestra conta com músicos maravilhosos e já está tocando em nível diferente. O coro é excelente, a casa é linda”, diz o maestro.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, por sinal, segue com sua temporada lírica este mês, com a estreia latino-americana da ópera Orphée, de Philip Glass. A Revista CONCERTO conversou com a maestrina Priscila Bomfim e com o barítono Leonardo Neiva sobre a obra, inspirada em filme de Jean Cocteau.

A edição de outubro traz também uma conversa com a mezzo soprano norte-americana Joyce Di Donato, que apresenta este mês em São Paulo o espetáculo In war and peace, em que volta ao repertório barroco para refletir a respeito da relação do ser humano com o poder, o ódio, a guerra - e sua busca pela paz. “Senti que precisava falar de maneira mais direta sobre o mundo em que vivemos”, ela conta.

Em outubro, o Festival Ópera na Tela, realizado há cinco anos no Rio de Janeiro, promove sua primeira edição em São Paulo, com a exibição de grandes e recentes montagens de óperas. A jornalista Luciana Medeiros conversou com os diretores Emmanuelle e Christian Boudier e escreve texto em que faz interessante histórico a respeito da relação entre a ópera e as telas.

E, na seção Fermata, um novo nome do canto lírico internacional: a mezzo soprano francesa Eva Zaïcik. Ela ganhou o Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica e faz uma turnê pelo Brasil este mês, com canções de Berlioz, Debussy e árias de Bizet.

Nossos colunistas também trazem importantes discussões: Júlio Medaglia relembra a arte de Duke Ellington; Jorge Coli propõe novos olhares para a obra de Villa-Lobos; e João Marcos Coelho mostra que, também na música, o futuro está na China.

As notícias do mundo da música clássica e as informações detalhadas sobre a programação em todo o país você também encontra no novo número da Revista CONCERTO.

Assinantes já podem acessar o conteúdo completo da edição, inclusive versão impressa digital, no Site CONCERTO. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br ou pelo telefone (11) 3539-0048.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção e ganhe de presente o CD exclusivo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Ligue para (11) 3539-0048 ou assine na Loja CLÁSSICOS.

Outubro 2019

 

Curtir